domingo, 5 de junho de 2011

O monte dos vendavais - O Livro e o Filme

O LIVRO

Sinopse: 
O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança.


Opinião:
Não foi uma leitura que me tenha causado prazer, devo dizer. Estava à espera de "uma obra- prima da literatura", como consta na capa deste livro, mas isso não aconteceu.
Achei as personagens do livro confusas e extensivas no seu número e na sua construção psicológica.
Este livro faz parte do Plano Nacional de leitura, o que acho uma escolha desmerecida, mas quem sou eu, não é?

O FILME
Trailer
Opinião:
Depois do livro, o filme.
Excelente interpretação da Juliette Binoche. Após o filme comecei a gostar um pouco mais do livro, mas nem por isso mudei a minha admoestação em relacção a ele.
No filme a carga simbólica que marca os personagens está muito melhor acentuada e as melodias que estão em fundo das cenas tornam o filme mais melodramático.
Preferi o filme ao livro. 

5 comentários:

Au chocolat disse...

Eu apenas li o livro e foi uma desilusão, eu à espero de uma boa história de amor, pois bem dei foi com personagens obcecadas e deprimentes. Tenho cá o filme, qualquer dia tenho de o ver.

Miguel Pestana disse...

Pensava ser eu o único a não ter gostado desta leitura!

Mas uma das benesses dos livros é esta mesmo, a de despertar opiniões e sentimentos diferentes em cada pessoa.

Obrigada pela visita e volta sempre :)

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Olá Miguel!

Em primeiro lugar, obrigada por fazer comentários no meu blog! E fiquei muito feliz pelo comentário vir de tão longe! E só uma coincidência: eu também tenho sangue português. Minha família é toda portuguesa, de Trás-os-montes. Só eu, minha irmã e minha mãe somos brasileiras. Meu pai e meus avós todos portugueses.

Aliás, duas coincidências: eu também não gosto deste livro. E se você conseguiu terminar, já fez mais que eu, que não consegui chegar nem à página 100. Os personagens são maus sem motivos, e só se magoam o tempo todo. E olha que eu gosto dos personagens bem desajustados, mas estes não dá para aguentar. E não é porque é um clássico que tem que ser bom, não é mesmo?

Parabéns pelo seu blog, e es[pero que volte a me visitar.

Abraços,

www.natrilhadoslivros.blogspot.com

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Miguel!

Eu sei que o comentário anterior já foi imenso, mas este é rápido. Aqui no Brasil o livro se chama O Morro dos Ventos Uivantes;D Ador essas pequenas diferenças!

Um abraço!

Fernanda

Miguel Pestana disse...

Olá Fernanda e agradeço a sua visita aqui.