sábado, 23 de julho de 2011

Sputnik, meu amor - Haruki Murakami


Opinião:
Foi a minha primeira leitura de Murakami e devo dizer que fiquei rendido à sua escrita abso­lu­ta­mente sur­pre­en­dente e enigmática.

O autor presenteia-nos com uma prosa sim­ples, mas com teor profundo e emocional.

As personagens deste livro Sumire, Miu e “K” formam um triângulo perfeito, do mais equilátero possível. Mura­kami é exímio na maneira como trabalha os medos e dúvidas existências destes três personagens.

A história aborda temas complexos e íntimos de cada personagem, fazendo com que a personagem reflicta sobre as suas próprias vivências. Portanto Murakami joga com o leitor e com as próprias personagens neste livro. A temática da solidão está adjacente ao longo da história e isso nota-se pelo tom nostálgico da escrita.
A música e os livros está bem explorada neste romance, sendo Sumire a personagem que assume a paixão dupla por estas duas temáticas, sendo que partilha a melomania com Miu e a  bibliomania com com o seu amigo “K”. Sumire é o elo de ligação entre eles.

Não sendo eu um admirador de “leituras do fantástico”, deparei-me com uma pitada de surrealismo nesta narrativa, mas até que não desagradou-me, pois foi em q.b.

Em balanço, um livro dife­rente de tudo aquilo que tenho lido e um escritor a explorar futuramente.

8 comentários:

OutrosEncantos disse...

Olá Miguel!
Também me rendi logo no primeiro livro que li dele, e li-o num ápice "Kafka à beira Mar", adorei! é, é surrealista sim, mas é fantástico!

beijo :)

Miguel Pestana disse...

"Kafka a beira mar" há de ser a minha próxima aquisição :)

beijo Encantos

Paula disse...

De Murakami, li sputnik meu amor, Kafka à beira mar e Os passageiros da noite (este último foi o mais "confuso" no bom sentido da palavra que li). Kafka á beira Mar é também fantástico.
Gosto das pontas soltas... de algum surrealismo como referes que o autor usa nas suas obras.
Pássaro de Corda, comecei a ler, mas deixei a meio... simplesmente porque não era altura para ler Murakami.
:)

Jorge Pimenta disse...

com o verão a bater-nos levemente [e com alguma discrição, é certo] à porta, aqui fica uma sugestão de leitura a ter [muito] em conta.
um forte abraço, miguel!

Anónimo disse...

Obrigada pela visita e
comentário gentil ...
Adorei seu Blog !


:)

J. Domingues disse...

Já li seis livros do H.Murakami, sendo três deles em espanhol. Como nunca li nenhum outro autor japonês, estou em dúvida se os cenários retratam com fidelidade o Japão moderno ou se ele escreve sob medida para o leitor Americano? Não coloco em dúvida a qualidade das suas obras.

Marco Caetano disse...

Miguel,

Já li duas obras do autor e esta será certamente a que se seguirá.
Concordo contigo quando dizes que é uma literartura fantástica q.b.. É isso mesmo! Surrealista mas em dose aceitável.
Certamente, a repetir...

Numa de Letra disse...

Haruki Murakami é um escritor fantástico!

Abraço,

Numa de Letra