quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Objectivo literário atingido


No início deste ano objectivei ler um x número de livros que neste momento, faltando dois meses para terminar 2011, já o atingi.

Em relação aos autores, tenho mantido o meu apego aos escritores de língua estrangeira, sendo uma pequena cota parte dos livros que li, pertencentes a autores portugueses.
Como leitor ecléctico que sou, no que toca aos estilos literários (mas não sou de “tudo o que vem à rede é peixe”!), tenho lido excelentes livros, muito proveitosos.

Claro, tenho continuado a ler autores já por mim conhecidos, caso de Agatha Christie, Patrick Suskind e Augusto Cury.
Mas tenho descoberto novos autores, que me deixaram (per)seguidor da sua obra, é caso de Sommerset Maugham, Haruki Murakami, Antonio Skármeta e Brian Weiss.

Entretanto tenho digerido alguns livros com pouco interesse ou com pouco conteúdo, mas como vocês sabem, faz parte para quem lê. Os livros não são aquilo que aparentam ser. A capa xpto, a sinopse elucidativa, o preço acessível, etc, nada mais são do que estratégias de marketing.
E ler um livro por recomendação ou por ser um best-seller ou por estar em voga, cada vez menos tem sido um caminho por onde tenho escolhido as minhas leituras.

O meu balanço só pode ser positivo.

E vocês têm lido o quanto desejavam? Que balanço, literalmente falando, fazem das vossas leituras desde Janeiro até agora? Muitas desilusões, algumas ou nenhumas?

8 comentários:

Teté disse...

Olha, como o meu objectivo não era muito ambicioso (24 livros = 2 livros x mês), acho que o vou alcançar e até ultrapassar, que já li 22 livros e ainda faltam dois meses para o ano acabar... :)))

Nestas coisas não há nada como termos objectivos realistas, para depois não ficarmos muito frustrados ou desapontados... :)

°•·.๓คятค disse...

Bom, Miguel, concordo contigo em muitos dos pontos que tocaste...
Também tenho um grande apego aos escritores estrangeiros, e é com muita pena que o digo, mas não consigo entender os autores portugueses sempre vocacionados para grandes dramas e textos complexos, ainda não houve um que me conquistasse, por isso, e apesar de tentar ler mais do que é nosso, as minhas escolhas acabam sempre por recair no que não é nacional... =\

Quanto ao nº de leituras, ainda me faltam 7 para chegar ao nº desejado, mas parece-me ser um nº demasiado alto tendo em conta que só falta dois meses para o ano terminar...
E, apesar de ser um ano de leituras em nº, não foram as melhores, tal como dizes muito marketing e pouco conteúdo, vai ser dificil eleger os melhores, pois não houve nenhum que me conseguisse deixar a pensar nele por muito tempo, o que me deixa bastante triste, pois não percebo se o mal é realmente dos livros que escolho ou meu!?... Enfim, o mais importante é ler como eu costumo dizer 'nem que seja os rótulos das embalagens'. ;)

Boas leituras...

Paula disse...

Olá Miguel :)
O ano passado li 50 este ano acho que já li 70... no entanto destes 70, 10 são infanto-juvenis, portanto li 60 até agora. No entanto este ano, estou um pouco "triste" porque queria ler mais clássicos e não li. Para o ano vou ser mais selectiva :)
Mas...adoro as novidades, depois tento estar a par das opiniões dos blogues que me identifico e acabo comprando mais livrinhos, este ano fiz algo que achei muito bom, comecei a comprar livros na Livraria Barateira, livros em 2ª mão (baratos e bons!)
O outro dia, li uma frase que dizia que devemos ser selectivos com o que lemos, porque no máximo vamos ler 3000 livros durante toda a nossa vida, e este nº é bem pequeno para os livros bons que existem!! Dai que para o ano... tentarei dar atenção aos clássicos.
E tu quantos leste até agora, acho que não vi o nº no teu post :D
Abraço

Miguel Pestana disse...

Teté, eu penso precisamente ao contrário, traço objectivos difíceis, e se os alcanço, aí sim, sinto que valeu a pena e que consigo, sempre.

Marta, podes crer, ler acima de tudo. Livros, jornais, ... o importante é não descansar a vista por muito tempo :)

Paula, a meta era 60. Próximo ano quero enveredar-me mais a fundo nos clássicos. Vamos lá ver.

Green Eyes disse...

Engraçado, nunca pensei em criar metas para leitura, a não ser a obrigatória profissionalmente, gosto de ir lendo conforme o apetite, nem sei quantos li este ano... serei uma indisciplinada? Eu sei que sou uma coisa... é distraída com os nomes dos autores, achei que não conhecia dois dos que mencionaste e afinal até já li um deles... :S

Unknown disse...

Os livros infantis também contam? :0) Se sim, já bati esse número à bastante tempo... diariamente à uma história diferente para contar!
Quanto à literatura para graúdos... prefiro os romances históricos, de época, sem deixar de "experimentar" outro tipo de literatura de ter boas surpresas.
O último que li, foi em Setembro, Deixem Falar as Pedras de David Machado.
Continuação de boas leituras!

FLAMES (Mariana e Roberta) disse...

óptimo ;) ;)

NLivros disse...

Eu raramente alcanço os meus objectivos porque, geralmente, os traço de uma forma muito elevada, tento sempre bater o record.

Em todo o caso, desde há uns anos, deixei de tentar bater esses records, pois dava por mim a ler só por ler, sem tirar proveito. Actualmente gosto de ler devagar e aproveitar o livro, pese embora, tenha uma pilha enorme que vai aumentando de ano para ano.

Mas, paciência.