quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Os Factos da Vida - Graham Joyce

Editora: Bizâncio
Nº Paginas: 356
Ano publicação: 2005
Graham Joyce é um escritor presente no catálogo da Bizâncio editora, que conta já com quatro livros publicados. É autor de vários romances premiados, tendo vencido com este romance o World Fantasy Award.
Os Factos da Vida percorre a vida de Martha Vine e das suas sete filhas na cidade britânica de Coventry, nos anos durante e após a segunda guerra mundial.
Um recém-nascido pronto para ser adoptado é o ponto de partida deste romance.
Cassie, a mãe do bebé é a filha mais nova, das sete, de Martha Vine, uma mulher que tem um dom especial.
Cassie tinha sido forçada a dar o seu rebento porque o resto da família não acreditava que ela estivesse apta para ser uma boa mãe. Mais do que apenas descuidada, ela sempre foi propensa à melancolia e a volatizar pela fantasia.
Mas a criança acabou por não ser entregue. Então Martha decreta que todas as irmãs vão colaborar numa percentagem na criação e educação de Frank.
O menino irá ser um nómada ao “rodar” pelo seio familiar de cada uma das suas tias, Aida, Una, Olive, Beatrice, Evelyn e Ina. Cassie acompanha por algumas vezes as estadias do filho, mas vivendo num mundo só seu, onde a fantasia e a realidade se misturam., mas nunca deixando de amar o filho.
O lar da tia Una e William que moram numa fazenda é o primeiro abrigo de Frank. Nessa fazenda, o jovem Frank descobre o «homem-por-detrás-do-vidro», uma figura amorfa e misteriosa..
Pouco tempo depois Frank é mandado para a casa das tias gémeas Evelyn e Ida, umas espiritualistas solteironas e super tradicionalistas. É nesta casa que o menino irá evidenciar o seu dom, em sessões espíritas realizadas pelas ditas tias. Ao causar ignomínia entre as beatas amigas das tias, o menino é forçado a viajar com Cassie até Oxford, onde serão recebidos na comunidade académica e intelectual, onde a irmã de Cassie vive e estuda. A estada de Frank e Cassie em Oxford é uma das passagens mais fortes do romance, onde o autor vinca sem pudor o lado sexual do ser humano, seja qual for o seu status quo e critica a sociedade dita intelectual.
A próxima paragem será na casa da tia Aida, onde irá presenciar um ritual pouco comum, muito menos para um menino da sua idade. No entanto Frank participa ajudando o tio Tom nos seus afazeres exornamentais..
Na verdade, de cada uma das suas estadias, Frank irá tirar uma lição sobre a vida, pois as irmãs Vine e seus cônjuges são mostrados como pessoas reais com suas forças e fraquezas, com vidas em um constante estado de mutação, consoante os próprios factos que a vida vai apresentando.

Não há nada a queixar-se neste romance muito bem estruturado, com personagens muito bem desenhadas.

Algumas cenas estão brilhantemente descritas - algumas de índole erótico, mas com toda a subtileza - que só tem como consequência, o leitor ficar mais agarrado ao livro, cujas páginas vão escorregado por entre os dedos muito rapidamente.

Esta saga épica sobre a família, guerra e a magia, mostra-nos um escritor audaz e maduro, que soube equilibrar o realismo histórico com a fantasia.
Se o leitor até agora ficou com a ideia de que o mundo fantástico predomina maioritariamente neste romance, então só posso dizer que está redondamente enganado.

Recomendo esta leitura a quem esteja familiarizado com a escrita de autores como Garcia Marquez, Laura Esquivel ou ainda Isabel Allende (aliais, esta última diz mesmo que este foi um dos livros que mais a surpreendeu nos últimos tempos - como podemos ler na capa do romance).
O virar da última página foi o momento em que tive de me despedir de personagens que por uns dias viveram comigo. Antes de fechar e arrumá-lo na estante, tive de ouvir «Moonlight Serenade» de Glenn Miller. E porquê? Deixo a resposta ser desvendada pelo leitor que ler esta obra.

4 comentários:

Roberta Frontini disse...

ESTOUR MORTINHA PARA LER. Especialmente depois de ver este post! :)

macy disse...

Um livro simplesmente fascinante! Adorei.

Jorge Pimenta disse...

grande livro!!!

Miguel Pestana disse...

Ah pois é sim sr!