sábado, 24 de janeiro de 2026

Novas obras de Psicologia das editoras Livros Horizonte, Pactor e Sílabo

Ensaios de Psicologia da Linguagem

Ciência, Clínica e Sociedade 

Coordenação de Cláudia de Castro e Sandra Figueiredo

É através da Linguagem que pensamos, sentimos, construímos identidade e cultura.
Esta obra plural surge da necessidade de colmatar a lacuna, tanto em Portugal como no grande espaço lusófono, de um guia estruturado, transdisciplinar e acessível, apoiado na evidência científica atual sobre os processos e as especificidades da Linguagem enquanto disciplina e área da Psicologia. Mas, não somente na Psicologia. Este livro serve de manual de interesse a quem atua nas áreas de Comunicação, de Direito, de Gestão e de Ciências da Educação.
Reunindo diferentes perspetivas e especializações, de um conjunto de autores com percursos consolidados no ensino superior, na investigação e na intervenção em contextos multiculturais, este livro demonstra ainda como a Linguagem cruza áreas como a Psicologia, a Linguística, a Educação e a Didática, a Antropologia, a Neurociência, com destaque para a Inteligência Artificial.
O livro conduz o leitor desde os fundamentos históricos e epistemológicos da Psicologia da Linguagem até às abordagens experimentais mais recentes, como a análise de discurso, a avaliação psicométrica e neuropsicológica, e temas como o bilinguismo, o multilinguismo e a interculturalidade, pretendendo constituir um ponto de referência sobre as múltiplas dimensões do fenómeno linguístico na Psicologia atual.



Psicoterapia Interpessoal de Grupo

Guia de Intervenção Online para a Depressão

de Alexandra Fonseca

Uma ferramenta essencial para psicoterapeutas na abordagem da depressão em contexto online.
Este livro constitui uma proposta estruturada e prática de intervenção psicoterapêutica, baseada na psicoterapia interpessoal (PIP) adaptada ao formato de grupo online, com enfoque em perturbações depressivas associadas a conflitos interpessoais e transições de papéis.
Desenvolvido no contexto clínico de um serviço de Psiquiatria do SNS, este guia nasceu da necessidade de resposta terapêutica acessível, eficaz e ajustada à realidade dos cuidados de saúde mental. Os resultados positivos verificados motivaram a sua sistematização e publicação.
Inspirado no modelo de Klerman e Weissman, e sustentado por literatura especializada em PIP, psicoterapia de grupo e intervenção online, esta obra descreve de forma clara as 16 sessões (duas individuais e 14 em grupo), detalhando objetivos, estratégias terapêuticas e exemplos práticos de intervenção.
Destinado a psicólogos e psicoterapeutas, este guia alia rigor técnico à flexibilidade necessária na prática clínica, especialmente em contextos grupais, oferecendo um protocolo replicável, ajustável e centrado no benefício terapêutico individual. Inclui ainda um conjunto de fichas com documentos complementares para psicoterapeutas e participantes.



Crianças em Risco e Perigo 

Contextos, Investigação e Intervenção 

Coordenação de Eunice Magalhães, Lígia Monteiro e Maria Manuela Calheiros

Uma abordagem científica e aplicada aos contextos, aos riscos e às práticas de avaliação e intervenção na proteção de crianças e jovens. 
Este livro procura colmatar uma importante lacuna na divulgação de trabalhos de investigação na área da proteção de crianças e jovens em diversos setores de intervenção social em Portugal. Neste sentido, os textos apresentados pretendem identificar e problematizar tanto o estado da arte como apresentar soluções técnicas nos planos familiar, social e organizacional.
No seu conjunto, os textos incluídos neste livro podem interessar a estudantes de licenciatura e de pós-graduação, a profissionais investidos num percurso de aprendizagem ao longo da vida, bem como a todos aqueles que procuram conhecer abordagens novas na área da avaliação e intervenção no domínio da proteção de crianças e jovens em risco, e respetivos contextos de desenvolvimento (família, instituições e comunidade).
Com esta obra pretende-se, assim, promover padrões de qualidade e valores de boas práticas de intervenção institucional e comunitária na área de populações em risco, e proporcionar um contributo válido com aplicação em termos das políticas e práticas no âmbito dos serviços sociais em geral, e do sistema de proteção de crianças e jovens em particular.

Sem comentários: