quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Paulinas publica «O Fracasso de Babel», de sacerdote italiano de referência na ética da tecnologia

O Fracasso de Babel
O que fazer depois do fim do sonho da Internet? 

Sinopse
Se as redes sociais são hoje vistas como um perigo para as democracias, monetizando o ódio e a desinformação, quando emergiram, pareciam ser a encarnação mais acabada do sonho da Internet: interligar todas as pessoas numa comunidade global benévola.
Paolo Benanti (n. 1973, Roma), sacerdote franciscano e bioeticista, doutorado em Teologia Moral pela Universidade Gregoriana, onde leciona, referência na ética da tecnologia, reconstitui neste seu livro como foi que passámos do deslumbramento ao alarme, procurando detetar o momento da viragem e, mais radicalmente até, perceber se a atual distopia não estava, desde sempre, inscrita no código genético das plataformas. Ao expor as raízes filosóficas de Silicon Valley, O Fracasso de Babel obriga-nos a uma reflexão lúcida sobre o futuro que, como humanidade, desejamos.

O autor tem-se especializado nos desafios éticos colocados pelos avanços tecnológicos, da robótica à inteligência artificial. Enquanto especialista nestas matérias, tem colaborado repetidamente com o governo italiano. É também o principal assessor do Vaticano em ética tecnológica. A riqueza da sua reflexão fez com que fosse escolhido para integrar o Painel Científico Internacional Independente das Nações Unidas sobre IA.

Sem comentários: