quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Em 2026 assinala-se 50 anos deste a morte de Agatha Christie

2026 é um ano para revisitar o universo de Agatha Christie. 

A 12 de Janeiro passado fez meio século desde o falecimento da icónica escritora, e há um renovado interesse nas suas obras. Para começar, as Edições ASA reeditaram a sua Autobiografia (há muito tempo esgotada) esta semana e uma reedição de O Mistério dos Sete Relógioscom uma capa alusiva à minissérie intitulada Os Sete Relógios - a estrear a 15 deste mês - que a Netflix adaptou deste romance publicado originalmente no Reino Unido em 1929. Este policial é protagonizado pelo perspicaz inspetor-chefe Battle, numa história repleta de intrigas, humor e reviravoltas que só Agatha Christie (nascida em 1890 e falecida em 1976) poderia criar. A produção da Netflix conta com Mia McKenna-Bruce e Helena Bonham Carter, com roteiro de Chris Chibnall (trailer).

Sinopse
Agatha Christie ficará para sempre conhecida como a Rainha do Crime.
O conjunto da sua obra já ultrapassou os dois mil milhões de exemplares, granjeando-lhe o epíteto de romancista mais vendida do mundo. Um sucesso à escala planetária, ao qual a autora contrapôs uma vida pessoal envolta em mistério. Embora se tivesse mantido afastada das luzes da ribalta, escreveu secretamente uma autobiografia, que foi publicada apenas após a sua morte.
Com rara paixão e audácia, Agatha Christie fala-nos sobre a sua infância no final do século XIX, as duas guerras mundiais que testemunhou, os dois casamentos e as experiências como escritora e entusiasta de viagens e expedições arqueológicas, em que participava ativamente com o segundo marido. 
Uma obra que revela a face humana e surpreendentemente extravagante por detrás da mais lendária escritora do século XX. 


Sinopse
Todos sabem que Gerry Wade é um dorminhoco. Numa festa em Chimneys, o seu grupo de amigos decide pregar-lhe uma partida memorável. Compram oito relógios despertadores, programam os alarmes para começarem a tocar um após o outro, a partir das 6h30 da manhã. Os amigos tinham razão ao esperar um efeito surpreendente, mas não podiam imaginar que fosse tão trágico. Ao amanhecer, rapidamente percebem que um dos relógios desapareceu e que Gerry não voltará a acordar. 

Sem comentários: