sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

«Deus existe?», o novo livro do cardeal Robert Sarah


Nas páginas de 
Deus existe?, o cardeal Robert Sarah responde às diversas questões que lhe são colocadas sobre a existência e a presença de Deus nas nossas vidas, sobre o seu silêncio aparente, a morte, o sofrimento, a dor e a alegria, entre muitos outros temas.
Esta é uma das mais recentes novidades da editora Lucerna.

Sinopse
Homens e mulheres de todos os tempos, perante as dificuldades e a sua própria fragilidade, têm-se confrontado com esta pergunta. Colocaram-na tanto os grandes santos como os mais humildes pecadores, tanto crentes como ateus, tanto intelectuais como pessoas simples. E ela impõe-se especialmente numa época como a nossa, em que muitos querem ver o fim do cristianismo e a morte de Deus; uma época em que o homem naufraga ao procurar inventar um novo sentido de vida ilusório e caracterizado pela fugacidade e pela impulsividade que julga tudo poder abarcar mas nada possui na verdade.  
Hoje, talvez mais do que no passado, temos todos uma grande necessidade de respostas claras e fundamentadas, de testemunhos tangíveis, de encontros que nos revelem a existência e a presença de Deus. Tal como Zaqueu, habita em nós um desejo de verdade e plenitude, e precisamos de «ver Cristo» para preencher um «vazio» que constantemente nos recorda que Deus existe.

O autor
Robert Sarah nasceu na Guiné, em 1945. Ordenado sacerdote em 1969, foi depois enviado a Roma, onde obteve o mestrado em Teologia. Em Roma enriqueceu sua formação cultural no Pontifício Instituto Bíblico. Foi pároco e depois reitor do seminário menor de Kindia. Nomeado arcebispo de Conakry em 1979, foi consagrado no final desse ano. Em seguida, foi administrador apostólico de Kankan, presidente da Conferência Episcopal da Guiné e presidente da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental Francófona (Cerao). Em 2001 foi nomeado secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, ofício que desenvolveu até 2010, quando Bento XVI o designou presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum”. Foi criado cardeal por Bento XVI no consistório de 20 de Novembro de 2010.
É autor de livros como Deus ou Nada, A Força do Silêncio e Catecismo da Vida Espiritual - todos publicados pela Lucerna.

Sem comentários: