quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Filme: As Serviçais (The Help) 2011

Trailer
A recém formada e estóica-rabugenta-emancipada jornalista Skeeter (Emma Stone) e duas empregadas negras, Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer) são o trio de protagonistas da história e do filme.
Tudo tem início com a decisão de Skeeter de escrever um livro sobre o racismo, que tendeu a crescer, desde os anos que esteve ausente a estudar. Perante a sua incredulidade em aceitar fazer parte dos costumes desumanos da sociedade em que vive, ela convence Aibileen, a empregada de uma sua amiga, a ajudá-la a por em papel as tamanhas injustiças a que ela foi e continua sendo vítima, por causa da cor da sua pele. Não tarda a que outras empregadas domésticas em segredo também ditem os seus infortúnios.
Estas serviçais vivem com medo das suas patronas, mulheres imaturas, egoístas, preconceituosas, doentes, que as humilham e riem delas á frente das suas fúteis amigas, também ególatras e desesperadas. 
Mulheres maduras – em idade – que despedem as empregadas domésticas, porque estas, sem culpa, as deixaram mal vistas, aos olhos das suas amigas. Se estas mulheres tratam as suas empregadas desrespeitosamente, o mesmo acontece com os seus rebentos, os filhos. Elas apenas ensinam as crianças a não usar a mesma casa de banho que as empregadas de cor. 

As serviçais são as educadoras, as amas carinhosas, atenciosas, que sustentam as crianças com o seu amor contínuo e condescendente. Quando Minny segura e olha a “sua” menina e sussurra: “You are beautiful. You are strong. You are important”, é uma das partes mais bonitas do filme.
A cena final é também de beleza sublime. Metaforiza o Caminho de cada e de todos nós - brancos, pretos, amarelos. E a música de Mary J. Blige "Living Proof" não podia ser mais adequada para tornar o fim desta história, uma misto de redenção e perdão.

Terminada a música, levanto-me e apercebo-me que a maioria das pessoas que foram assistir à mesma sessão do que eu, entretanto já tinham ido embora, aquando do início da música. Se calhar perderam o melhor. Se calhar estavam fatigados de um filme de duas horas.

Todo o cinéfilo tem conhecimento de que os Oscares estão “à porta” e é sabido que falta uma semana para a tão aguardada lista de nomeados venha à tona. Atrevo-me a dizer que The Help será um filme que estará com a luz projectada não só filme em si, mas em algumas actrizes que vestiram muito bem as personagens. Emma Stone, Viola Davis e Octavia Spencer. Esta última no passado dia 15, nos Globos de Ouro venceu na categoria de melhor actriz-secundária. Espero que as outras duas actrizes sejam nomeadas também.
As indumentárias da época 60’s, os adereços, os penteados, os carros clássicos e todo o revivalismo que foi recriado merece um elogio pela primazia e pelo espectáculo que faz aos olhos de quem vê o filme. Contudo, o filme perde um pouco de brilho pelo seu “excesso visual” rosa, que poderá dispersar um público masculino.

9 comentários:

Carla M. Soares disse...

Por falta de oportunidade de ir ao cinema (sem os mais novos), perco alguns filmes que muito gostaria de ver, como este. Acho que vou ter que esperar mais um pouco, mas hei de ter acesso a ele para o ver em casa. Valerá a pena começar pelo livro?

Miguel Pestana disse...

Carla eu não li o livro, mas pela minha experiência, sim, acho que deves ler primeiro o romance.

Nuno Chaves disse...

Olá Miguel tenho mesmo muita curiosidade neste filme e também no livro que ainda não li.
O filme deve ser espectacular.

Andy disse...

o filme é lindo, recomendo vivamente. interpretações excelentes, testemunhos de coragem, emoções à flor da pele, e sorrisos também não faltaram...irei recordá-lo sempre.

Carla disse...

Já li maravilhas do filme e outras tantas do livro. Não costumo ler o livro depois de ver o filme por isso acho que não ver este filme tão cedo. Primeiro vou desfolhar o livro.

Anónimo disse...

Não li o livro, mas adorei o filme! sem dúvida espectacular!!!

Jose disse...

Este é um filme que, infelizmente, ainda não tive oportunidade de ver... Mas, como disse a Leitora, sou capaz de ler o livro antes.

Raquel disse...

Olá Miguel,

Também achei a parte em que a Aibileen diz à menina "You are beautiful. You are strong. You are important" uma das mais bonitas do filme. É incrível como uma mãe só "estraga" a educação da sua própria filha, tendo de ser outra pessoa a motivá-la e a criar lhe alguma auto estima!
Este é realmente um filme muito bom!

Young disse...

Eu já vi este filme algumas vezes , recomendo à quem queira assistir, porque é uma história linda e triste.