sexta-feira, 29 de junho de 2012

Chaplin: Os Primeiros Anos, de Stephen Weissman (Novidade Bizâncio)


Título: Chaplin: Os Primeiros Anos
Autor: Stephen
Weissman

Pág.: 304
Número: 34
ISBN: 978-972-53-0505
Ano: 2012
Preço de Capa: €12.5
Preço Online: €11.25

 
Nascido em Londres em 1889, Charlie Chaplin cresceu numa pobreza extrema. Os pais trabalhavam no mundo do espectáculo, mas cedo a próspera carreira do pai foi interrompida pelo alcoolismo, e a mãe, que adorava, perdeu a voz e depois enlouqueceu, com sífilis. 
Ainda com os pais vivos, Charlie foi entregue, com 7 anos, à Escola Hanwell para Crianças Órfãs e Desamparadas. Foi, segundo ele, o período mais infeliz da sua vida. Como conseguiu esta criança pobre, abandonada e tão desafortunada tornar-se um actor extraordinário, conhecido e célebre no mundo inteiro?


Stephen Weissman examina, passo a passo, a vida de Chaplin e as origens do seu génio, mostrando como a sua trágica infância lhe moldou a personalidade e a arte. Mal afamado, devido às suas opções políticas e à sua escandalosa vida sexual — que Weissman contextualiza e analisa — Chaplin foi uma personalidade muito mais complexa e contraditória do que até agora se sabia. Weissman dá a conhecer quer a lenda do cinema, quer o turbulento período no qual Chaplin viveu e trabalhou.

«Chaplin é, indiscutivelmente, o mais importante artista criado pelo cinema.»
Woody Allen

5 comentários:

susemad disse...

Ora aqui está uma novidade que vou querer comprar! :)
E concordo com Woody Allen.

Miguel Pestana disse...

Eu já o tenho cá em casa :)

Será o 1º livro sobre a vida de Charlie Chaplin que vou ler.

Tenho uma admiração imensa por este sr. génio..

susemad disse...

Confessa que esse "Eu já o tenho cá em casa" foi só para me causar inveja!!! ;)

Também nunca li nenhuma obra sobre Charlie Chaplin, por isso é que esta me entusiasmou. Vou procurá-la nas feiras do livro que se aproximam dos algarves. :)

Miguel Pestana disse...

Não, não foi :)

Mas em breve vai haver passatempo com este livro. É habilitares-te.

;)

kassie disse...

Um personagem fantástico, uma grande e inspiradora figura, cuja vida me suscita grande curiosidade. Este livro vai para a wishlist..:)