quarta-feira, 18 de maio de 2016

Grupo BABEL | Novidades de Maio

O Manto
de Agustina Bessa-Luís


Obra disponível nos formatos capa mole e capa dura.
Sinopse
Esta obra é baseada num caso verídico e histórico: o assassinato de um foragido, José Joaquim de Almeida Santos, capitão do exército português e um dos cabecilhas da “Revolta da Sé”.

«A vida é como um manto em que se arrastam todas as fúrias e ternuras do mundo, e que deixa ficar por toda a parte alguma coisa do seu calor e do seu peso. O manto estende-se e envolve-se, descobre e oculta, agasalha e expõe ao frio; o manto é de farrapos imensos onde se embalou a morte. Desdobra-se, e parece mesquinha urdidura; chega-se aos olhos e a sua cor apaga-se, atira-se no vento e ele cobre os astros inteiramente. Todos transportam o manto nos seus ombros e o levantam à altura do coração, e deixam que ele caia no pó e o perdem nos caminhos onde acaba a história do homem. […] Não se lê nem se escreve o manto; não se pensa nem se move sequer. Mas todos os descontentamentos ele protege, todas as ignorâncias ele vence, todas as solidões ele inspira e transfigura.»



Os Grão-Capitães
de Jorge de Sena
Sinopse
«Escrevi estes contos, em 1961-62, na atmosfera de um Brasil livre, aonde me exilara em 1959; e escrevi-os sem pôr peias de nenhuma espécie a toda a amargura da vida que, em Portugal, a mim como a todos havia sido dada. […] Pelas datas fictícias que na portada de cada conto vão inscritas, a acção deles cobre um quarto de século de 1928 a 1953. E é como crónica amarga e violenta dessa era de decomposição do mundo ocidental e desse tempo de uma tirania que castrava Portugal, que eles agora, uma dúzia de anos depois de escritos, devem ser lidos.» Jorge de Sena

De salientar os célebres contos: «Homenagem ao papagaio verde», «As ites e o regulamento», «Choro de criança» e «O ‘Bom Pastor’».


A Consciência Nacional Portuguesa
de Martim de Albuquerque
Sinopse
«No presente livro procuram-se auscultar e traçar as origens e o desenvolvimento das ideias, sentimentos e afectos que estiveram na base da nossa consciência nacional. Para tanto, percorrem-se as grandes linhas que lhe estão na base - a tendência para a unidade, através da ideia de Nação, da concepção de Pátria e da corporificação e personalização do País; o desejo de autonomia; a luta pela individualização; e o sentimento de prestígio histórico. Revisitação que numa época de crise, como a que se vive, poderá constituir oportuno e útil objecto de meditação.»


A Minha Família é Verde
de Maria Teresa Maia Gonzalez e ilustrações de Susana Matos
Sinopse
Chamo-me Sapinela e sou o elemento mais novo de uma numerosa família de sapos. A minha família é muito especial: para além de sermos todos verdes – por dentro e por fora – todos nós gostamos muito de música. Tanto, que decidimos formar uma orquestra, onde cada um toca o instrumento de que mais gosta. Eu, como não podia deixar de ser, toco castanholas. Um dia, no Grande Sapal do Oeste – é assim que se chama o local onde os nossos antepassados se instalaram depois de terem saído da Cidade dos Fumos – apareceu uma rã-pintada que, com o tempo, se revelou uma intriguista. E é esta história que tem muitas cores, mas que é sobretudo verde porque o verde é também a cor da esperança, que a Maria Teresa Maia Gonzalez escreveu e a Susana Matos ilustrou.



Clarabóia e outras estórias
de Carlos Frias de Carvalho e ilustrações de Fernanda Fragateiro
Sinopse
Clarabóia e outras estórias é uma obra em verso onde a narrativa se entrelaça com a melodia, num registo sóbrio e cristalino, motivando e despertando os juvenis para leituras e cantares. Ou para os pais lerem devagar, aos mais pequenos, semeando emoções, em torno de tópicos simples da natureza e das origens. As belíssimas e depuradas imagens de Fernanda Fragateiro vão ao encontro da palavra, não como um eco, mas como uma parte essencial de um todo, onde o silêncio e a harmonia só podem despertar o botão dos afectos.


Rose e a Princesa Desaparecida (Tomo 2)
de Holly Webb
Sinopse
Ao virar as páginas gastas do seu livro de magia, Rose não consegue acreditar no quanto a sua vida mudou. Outrora uma pobre orfã, ela é agora aprendiza do mago do rei! Mas quando a princesa adorada por todo o país desaparece, tudo muda. À medida que os rumores de magia negra se espalham pela cidade, o Rei pede ajuda a Rose. Ela tem de encontrar a princesa desaparecida - antes de tudo estar perdido.

A segunda aventura encantada com Rose!


Osbert, o Vingador (TOMO 1)
de Christopher William Hill
Sinopse
A admissão de Osbert no mais prestigiado Instituto da cidade, vai pô-lo em contato com todo o tipo de crueldade e de corrupção inimagináveis… Muitas crianças e famílias sofreram durante anos a fio, mas ele é feito de uma outra têmpera e vai tornar-se o mais improvável dos vingadores… Esta é uma história de tenebrosas delícias e pavorosas atividades, de injustiça e de vingança. Os vilões são Vis. O cenário é Sinistro. E o bem NEM sempre prevalece… Se preferes cutelos a gatinhos e facínoras às fadas… então sê bem-vindo aos contos de Schwartzgarten.

Nomeado para o prémio Leeds Book Awards 2014.
 ---
Reimpressões de títulos da colecção Filosofia & Ensaios, da Guimarães Editores:
A UTOPIA, de Tomás Morus
A GENEOLOGIA DA MORAL, de Friedrich Nietzsche
O PRÍNCIPE, de Nicolau Maquiavel

www.babel.pt
www.facebook.com/babelivros

Sem comentários: