domingo, 12 de fevereiro de 2017

«Contra a Barbárie», um dos novos livros da Gradiva, é da autoria do filho de Thomas Mann

Contra a Barbárie - Um alerta para os nossos dias
Texto sinóptico
Um alerta profético de um escritor e intelectual (filho de Thomas Mann) que, não se rendendo ao terror do nazismo e tendo se apercebido muito cedo da ameaça que trazia para toda a Humanidade, denunciou corajosa e expressivamente a sua ascensão, a chegada ao poder de Adolfo Hitler e o silenciamento na Alemanha «dos poetas, dos pensadores e dos músicos de génio».

Populismo - Uma brevíssima Introdução
Texto sinóptico
O que é o populismo? Quem foram e quem são os líderes populistas? Qual é a relação entre populismo e democracia? O que se pode esperar do populismo e dos populistas?
Com textos escritos expressamente para a edição portuguesa sobre Donald Trump e as eleições nos EUA.


O Modelo Chinês - A meritocracia política e os limites da democracia
Texto sinóptico
Para o Ocidente parece haver ou democracias «boas» ou regimes autoritários «maus». Mas o modelo político chinês não tem um enquadramento claro em nenhuma destas categorias. A China desenvolveu um sistema que poderá ser descrito como «meritocracia política». Neste tempo novo em que as disfunções da democracia se agravam e começa, finalmente, a ser debatido, informada e criticamente, o seu aperfeiçoamento — por isso e por a China voltar a ser no mundo a grande potência que foi durante tantos séculos — é incontornável procurarmos conhecer, sem preconceitos nem ideias feitas, a sua realidade, nas suas várias manifestações, designadamente as soluções políticas que a transformaram com tão grande rapidez.

Um livro informado e documentadíssimo de um grande politólogo instalado no terreno.

Sem comentários: