quarta-feira, 2 de outubro de 2024

A biografia definitiva sobre Leonardo Da Vinci

Depois de dar a conhecer a história da mãe de Leonardo Da Vinci, em  O Sorriso de Caterina (Nov. 2023), a Casa das Letras apresenta aos leitores a biografia mais completa sobre o autor do quadro mais famoso do mundo, Mona Lisa. Esta biografia detalhada e rigorosa (com mais de 700 páginas) é assinada pelo estudioso renascentista italiano Carlo Vecce.

Na imensa bibliografia mundial sobre Leonardo, faltava uma biografia definitiva sobre o génio de Da Vinci. Carlo Vecce preenche esta lacuna com A Vida de Leonardo, escrito com base na investigação mais recente e atualizada, constituindo-se como o primeiro relato da vida de Leonardo traçado quase dia a dia. Mesmo os pormenores mais pequenos e até agora negligenciados, relativos aos seus manuscritos e à sua obra gráfica e figurativa, abrem novas perspetivas.
A voz dos seus contemporâneos é feita de vida e sangue, de memórias que pertencem àqueles que o conheceram pessoalmente ou, pelo menos, registaram o que ouviram sobre ele: são documentos dos seus familiares, contratos, cartas, crónicas, declarações de impostos, denúncias e julgamentos, relatórios de embaixadores, cadernos de artistas e engenheiros, elogios de poetas, cortesãos e secretários dos poderosos. Carlo Vecce acrescenta a voz do próprio Leonardo, feita de palavras e imagens.
As palavras, que fluem na escrita diária de milhares de páginas em cadernos, cadernetas, folhas soltas; e as imagens, que se fixam em outros milhares de desenhos, esboços, gráficos e em algumas pinturas sublimes. Talvez a maior das invenções de Leonardo, uma forma de comunicação global, extraordinária na sua modernidade.
Entre a oralidade e a escrita, a palavra e a imagem, Leonardo procurou captar e representar a variedade, a mobilidade, a impermanência da natureza, da quantidade contínua em perpétuo devir.
Uma escrita infinita, aberta, livre, sem hierarquias. Uma escrita futura, um desafio ao tempo e à morte. Uma obra imensa, projeção de uma mente prodigiosa que, livre de todos os esquemas e preconceitos, deixa todas as possibilidades em aberto. Um canto de liberdade.

Sem comentários: