quinta-feira, 12 de junho de 2014

«Caminhando pelo Céu», de Jessica Maxwell

Editora: Sinais de Fogo
Ano de Publicação: 2010
N.º de Páginas: 400

Narrando quase duas décadas (1992 a 2008) da vida de Jessica Maxwell, uma aclamada jornalista de viagens americana, este livro ganhador do Gold Nautilus Award 2010, é o testemunho escrito na primeira pessoa, e relata as mais inesperadas experiências de uma jovem que decide pôr o pé na estrada e ir atrás de si mesma, do seu verdadeiro eu e em busca da esperança e espiritualidade.
Caminhando pelo Céu (Roll Around Heaven) está dividido em cinco partes, sendo «O Santo Criador de Porcos» o título da primeira. Lory Misel, um criador de porcos e um homem profundamente espiritual, é a primeira pessoa que faz ver a Jessica o seu poder psíquica, até então escondido. Há que salientar que a autora antes de iniciar o seu «caminho» era uma pessoa muito racionar e pouco espiritual, além de ser ateia. Quando o pai de Jessica morre, no dia seguinte ela vê a face dele no céu, e guarda essa visão em segredo. Após essa experiência ela decide iniciar uma caminhada, porém não se trata de um vulgar passeio; ela deixa para trás tudo o que lhe era familiar e inicia uma grande viagem. Nessa inesperada maratona espiritual, percorrendo país a país, numa busca de autoconsciência, Jessica, que diz que «a vida de cada pessoa é um currículo destinado à aprendizagem», encontrar-se-á com Deepak Chopra e Stephen Hawking, entre outros “mestres”. As pessoas que encontrou no seu caminho e as lições de vida que estas partilharam com ela, além da revelação de como tornou-se religiosa e espiritual, são reveladas ao leitor numa linguagem simples e bem-humorada. A experiência por que passou Jessica Maxwell faz todo o sentido em ser partilhada em livro, porque serve de inspiração. Várias sugestões de livros que despertaram o seu interesse para a esfera espiritual podem ser encontradas no livro; um exemplo bem sublinhado pela jornalista é a obra escrita por Paramahansa Yogananda: Autobiografia de um Iogue.
Todos vimos ao mundo com dons que podem ajudar a curar os outros, esta é uma das mensagens de Caminhando pelo Céu. Um livro para quem é e para quem ainda não encontrou a espiritualidade que há em si.


Excertos:
«Há pessoas que conseguem crescer a partir das suas experiências espirituais e outras que não são capazes de lidar com elas. Mas todos as têm.» (p. 46)
«No coração de cada um de nós, na nossa essência, por detrás dos rótulos, dos papéis e da nossa genética, o que realmente somos, todos nós, é sagrado. E é isso que esquecemos.» (p. 67)

3 comentários:

Fernando de Sousa Pereira disse...

Gostava de ler este livro, acho que ia aprender muito com ele

Unknown disse...

Despertou o meu interesse! :)

Unknown disse...

deve ser bem interessante! :D