domingo, 15 de junho de 2014

Novidades da editora Coisas de Ler


Será que amanhã ainda me amas?
de Ana Paula Figueira

Este é o primeiro livro de uma coleção de quatro, Coleção IPSUM, dirigidos especialmente ao segmento 7-9/10 anos. Cada um dos livros aborda um tema diferente – o divórcio, a violência doméstica, o luto, a vivência com pais com doenças mentais - desenvolvido na ótica da criança, e considerado atualmente de enorme importância por variadas organizações com responsabilidade ao nível do crescimento, educação e proteção das crianças. É objetivo desta coleção familiarizar a criança com o potencial problema, relatando-o mas procurando desdramatizá-lo e, especialmente, mostrar-lhe o caminho da solução, por forma a evitar o mais possível as perturbações inerentes. No fundo é valorizar a vertente pedagógica, em prol da inclusão, da coesão social e do desenvolvimento da criança. Por isso, ganhou a chancela da Fundação Prodignitate – Fundação de Direitos Humanos, cuja presidente é a Sra. Dra. Maria de Jesus Barroso Soares que assina a apresentação de cada um dos livros da coleção.
Sinopse: O divórcio ou a separação dos pais costuma gerar nas crianças um sentimento de angústia, sendo poucas as situações em que prevalece o alívio. Este primeiro livro Será que amanhã ainda me amas? descreve a forma como uma criança reage face à suspeita – incómoda de estar perante a possibilidade de divórcio dos pais.

Novos Desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos
de António M. Fonseca 
 
Sinopse
O processo de envelhecimento comporta em si mesmo riscos de aumento da vulnerabilidade e doença, agravados em circunstâncias em que o contexto social é pobre e a rede social de apoio é fraca ou inexistente. As mudanças a nível das estruturas familiares e do papel da mulher na sociedade, a par com o aumento da esperança de vida, criaram um hiato na prestação de cuidados a um número crescente de pessoas. Novas formas de prestação de cuidados emergiram para suprir necessidades decorrentes do isolamento, da incapacidade ou da doença, que na sua maioria se enquadram numa tipologia que inclui lares, centros de dia e apoio domiciliário. Estas valências estão a ser pressionadas por listas de espera, mas também por exigências de qualidade que muitas não têm, na monotonia dos seus quotidianos, o que nos faz interrogar sobre a sua adequação atual e futura para utentes que serão progressivamente mais diferenciados e exigentes. A evolução deverá ser para serviços diferenciados e inovadores que possam responder a necessidades distintas à medida que se envelhece, desde idosos jovens apostados na prevenção a idosos muito velhos carentes de apoios permanentes nas suas rotinas. Finalmente, a mudança de uma atitude condescendente e passiva face ao envelhecimento é crucial, criando espaço para a participação social e o envelhecimento ativo e saudável.
 
 
Relançamentos:
O Caderno do Gato Habilidoso e O Livro do Gato Habilido, de Kristina Hedtke e Philip C. Kendall

Sem comentários: