domingo, 22 de junho de 2014

«Escritos Íntimos», de Charles Darwin

Editora: Europa-América
Ano de Publicação: 2010
N.º de Páginas: 112

Nasceu em 1809 e publicou uma das obras mais controversas da história, cinquenta anos depois: A Origem das Espécies, um dos livros científicos mais importantes alguma vez escrito. Da bibliografia de Charles Darwin faz parte vinte obras de carácter científico e uma autobiografia.
Em Escritos Íntimos podemos encontrar alguma da correspondência que o naturalista britânico trocou com o pai, com a irmã e mulher, textos sobre o que Charles pensava sobre o casamento, e das 112 páginas que compõem o livro 54 são registos sobre as observações mais significativas que Darwin notou, detalhadamente, sobre o desenvolvimento dos filhos, desde os seus nascimentos. Não sendo um pai extremamente dedicado, numa passagem do livro Darwin informa que passou por um período bastante debilitante emocionalmente, quando a sua filha Anne Elizabeth, faleceu precocemente, aos dez anos de idade.
Neste pequeno livro é revelado a outra faceta do homem que gerou grande celeuma na segunda metade do século XIX; retrata o ambiente familiar de Darwin e revela as suas teorias e facções religiosas na primeira pessoa. Para quem não leu a autobiografia de Charles Darwin Escritos Íntimos, com tradução do francês de Rosário Morais da Silva, é um óptimo livro a ler antes.

10 comentários:

Ana Catarina Salvado disse...

Um livro que aparenta ser muito interessante, principalmente para quem conhece Darwin pela sua vertente mais científica, ficar também a conhecer o seu lado mais pessoal.

Ana Catarina Salvado disse...

Uma obra que parece ser muito interessante, principalmente para quem conhece a obra mais científica de Darwin ficar também a conhecer o seu lado mais pessoal.

Nuno Antunes disse...

Sou um grande fã de toda a obra de Darwin! um verdadeiro génio ! ;)

elisa esteves disse...

Bem interessante a vida privada, como a controvérsia que ainda hoje existe em torno da sua obra

Patrícia Xará disse...

Como estudante de Biologia, não posso deixar de admirar Darwin. Gostava de ler este livro para saber mais sobre ele.

Sofia* disse...

Uma vertente da vida de muitas personalidades que não estamos habiatuados a ver...

Unknown disse...

Ansiosa por ler este :)

Cátia C disse...

Boa tarde,
Só hoje conheci o vosso blogue e adoro a selecção de livros que comentam. Não são apenas aqueles comerciais que vemos nas prateleiras, são muito interessantes. Ainda não li este Escritos Íntimos de Charles Darwin, mas deve ser dos próximos. Para já têm seguidora garantida :)

Unknown disse...

Se é de Darwin, chama me muito a atenção. Vai para a lista. Obrigada pela escolha.

Unknown disse...

Gosto de Darwin!