quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

«Eu, Yalom - Memórias de um Psicoterapeuta», de Irvin D. Yalom

Data de publicação: 03/11/2017
N.º de páginas: 336
O nono livro do psiquiatra e psicoterapeuta americano Irvin. D. Yalom (n. 1931) a ser publicado no nosso país, trata-se da sua autobiografia. Ao longo de quarenta capítulos, o autor passa em revista a sua vida pessoal, profissional e literária, através de uma prosa fluida, sincera e intimista, a que já nos habituou.
Recuando até à década de 40, este jovem rapaz «solitário, assustado e determinado», filho de imigrantes russos, cresceu num ambiente familiar austero: «vivíamos como se fôssemos estranhos na mesma casa.» Com a mãe mantinha uma relação conflituosa («nunca teceu um comentário positivo acerca de mim») e indiferente era a sua ligação com o pai, que nunca o defendera da tirania da mãe. Este ambiente de desavença amenizou quando, aos 15 anos, Irvin conheceu Marilyn, com quem anos mais tarde casou e vive actualmente — a sua esposa é referida na maioria dos livros de não-ficção que ele escreveu.
Ao longo destas memórias, Irvin partilha com o leitor alguns momentos da sua vida (ao longo das páginas são diversas as fotografias que ilustram esses momentos), como: o acontecimento que despoletou a sua decisão em ser médico; o seu primeiro paciente psiquiátrico; o seu trabalho em terapia de grupo, psicoterapia existencial e com doentes terminais (que serviu de inspiração para o livro De Olhos Fixos no Sol); a fase em que ele próprio consultou um psicoterapeuta; a sua vida de professor na Universidade de Stanford; a sua paixão pela literatura (ele menciona vários livros e escritores que o inspiraram); relata algumas viagens que fez em trabalho e em lazer; a altura (1962, depois de servir o Exército no Havai) em que mudou-se para Palo Alto, Califórnia (onde vive actualmente); e, para deleite dos leitores que têm nas estantes os seus livros de ficção, Yalom desvenda a génese dos seus quatro romances: Quando Nietzsche Chorou, Mentiras no Divã, A Cura de Schopenhauer e O Problema Espinosa.
Aos 85 anos, Irvin. D. Yalom, prova com Eu, Yalom - Memórias de um Psicoterapeuta que a sua escrita está tão intensa e envolvente como há trinta anos, quando escreveu aquele que viria a se tornar o seu primeiro bestseller, A Psicologia do Amor (Love's Executioner and Other Tales of Psychotherapy).
Para aqueles que foram tocados ou influenciados pelas obras de ficção ou de não-ficção deste escritor que nunca desilude, esta autobiografia é uma leitura obrigatória. Para quem nunca leu nenhum livro de Yalom, é pouco recomendável começarem com este título, porque muitas histórias nele relatadas passarão ao lado.


Excertos
«As memórias dos meus clientes desencadeiam com uma frequência cada vez maior as minhas» (p. 23)

«Tudo, verdadeiramente tudo, desaparece. Todos temos apenas um instante, precioso e abençoado, sob o sol.» (p. 185)

«Acredito que a ansiedade perante a morte se encontra por trás das presentes queixas de muitos pacientes.» (p. 274)

6 comentários:

kassie disse...

Mais um para a minha wishlist. Este é um dos meus autores preferidos.

Patrícia disse...

"Tudo, verdadeiramente tudo, desaparece. Todos temos apenas um instante, precioso e abençoado, sob o sol". Já me conquistou e já tenho o livro adicionado à minha lista want to read do Goodreads.

celia pinho disse...

Um livro bastante interessante :)

Sónia disse...

Este livro faz o género literário que mais gosto e sem dúvida que vou colocá-lo na minha lista de desejos para ler quanto antes!

Sónia Carvalho

A MI num blog disse...

Gostava de ler

Joana disse...

Este livro está á espera para ser lido por mim.