quarta-feira, 4 de março de 2020

Em Março, uma nova edição de «1984» e a sequela de «Chama-me Pelo Teu Nome»

1984, uma notável advertência contra o abuso da autoridade e a psicologia do medo e do controlo, é da autoria de George Orwell, escritor, jornalista e ensaísta político inglês, conhecido também por ter escrito O Triunfo dos Porcos (também traduzido para português como A Quinta dos Animais). Uma nova edição deste best-seller, já à venda, tem tradução de Maria João Lourenço e um prefácio de José Rodrigues dos Santos, que sobre a obra escreve: «1984 tornou-se com todo o mérito uma das grandes obras da literatura universal e uma das mais influentes do século XX. Isto só foi possível porque estamos perante um dos romances que melhor encarna a essência da atividade literária – a questão da verdade. (…) É de resto a forma crua, desassombrada e sobretudo corajosa como este grande escritor exprimiu a verdade de um sistema totalitário, neste caso o comunista, que explica a imortalidade de 1984

Encontra-me, a continuação da história de Elio e Oliver, iniciada pelo livro Chama-me Pelo Teu Nome, que serviu de inspiração ao argumento do filme com o mesmo título, distinguido com o Óscar de melhor argumento adaptado em 2018, chega a Portugal a 18 de Março, numa tradução assinada por Eugénia Antunes. André Aciman é considerado uma das vozes mais estimulantes da ficção contemporânea. Além destes dois romances, tem publicado em Portugal Oito Noites Brancas (2012).

Estes dois livros são as grandes apostas editoriais da Clube do Autor neste mês de Março.
1984 é um dos mais poderosos romances políticos de Orwell, um alerta notavelmente concebido contra os perigos de uma sociedade totalitária. Obra notável sobre as consequências extremas da restrição da liberdade, 1984 integra as grandes seleções de obras a não perder, tais como: 100 Livros que mudaram a História (BBC), 100 Melhores Romances (The Guardian), 100 Melhores Livros de Sempre (Time), 100 Melhores Livros do Sec. XX (Le Monde) e 100 livros que todos deveriam ler (Goodreads).
Décadas após a sua publicação, o inquietante legado de 1984 faz nos questionar até que ponto a nossa liberdade se encontra manietada.

Samuel parte de Florença para Roma para visitar o filho Elio, um talentoso pianista. Mas um encontro inesperado vai modificar a sua vida para sempre.
Elio entretanto, muda-se para Paris enquanto Oliver, professor universitário com mulher e filhos, se vê confrontado com uma viagem de regresso ao continente europeu.
Como será o retorno?
Como vão estes homens lidar com as emoções do passado que, afinal, continuam tão presentes?
Através de três personagens muito diferentes, Encontra-me fala sobre o poder dos sentimentos profundos.

Sem comentários: