domingo, 8 de março de 2020

Novos livros sobre Gestão, Psicologia e Persuasão

Histórias de Embalar para Gestores
Como passar de chefe esperto a líder esperto
de Henry Mintzberg
Este livro não é para adormecer: é para despertar. Quantas vezes não nos limitamos, enquanto gestores - seja de equipas, de projetos ou de empresas inteiras - a fazer o que o uso consagrou, a seguir os exemplos do passado, ou a apagar fogos consecutivos? A gestão, se quiser ter um futuro, não pode dar-se ao luxo de ser assim; a gestão, se tiver futuro, terá de se tornar liderança. As parábolas, anedotas e histórias reunidas neste volume pelo consagrado gestor e autor Henry Mintzberg destinam-se precisamente a fazer despertar os gestores dos nossos dias, para se tornarem líderes realmente comprometidos com o sucesso e a eficácia das suas empresas.

Influência
A psicologia da persuasão
de Robert B. Cialdini
Já depois de concluir o doutoramento, e quando fazia investigação universitária, Robert B. Cialdini começou a perceber que os manuais de Psicologia revelavam muito pouco sobre a arte de persuadir. À procura de respostas, começou a trabalhar infiltrado em stands de automóveis, em imobiliárias, telemarketing, e numa série de outras profissões cuja sobrevivência dependia da capacidade de convencer terceiros.
Ao fim de três anos o autor chegou à conclusão de que todos esses profissionais não só dominavam uma série de técnicas de persuasão, como as usavam quase sempre… em prejuízo do cliente. Ao longo dos 35 anos seguintes, o autor testou e aprofundou o seu conhecimento sobre a Psicologia da Persuasão. Publicou vários artigos científicos sobre as suas descobertas e sintetizou os seis principais princípios da influência.
A partir do momento em que perceber e dominar estes seis princípios, não apenas poderá usá-los para persuadir os outros, como se poderá defender melhor de quem os usar contra si. Quer esteja a comprar ou a vender a sua casa ou o seu carro, ou a desempenhar qualquer actividade que implique convencer terceiros, Influência - A Psicologia da Persuasão é muito mais do que um livro: é ao mesmo tempo a espada e o escudo protetor.

Sem comentários: