sábado, 6 de novembro de 2010

Exposição de Luz Henriques: “Diário Pictórico"

A artista plástica Luz Henriques inaugurou a exposição “Diário Pictórico" Exposição Retrospectiva de Luz Henriques|1993|2010”, ontem à tarde, que pode ser visitada até o dia 27 de Novembro, no Museu de Electricidade - Casa da Luz.

A artista adiantou ainda a intenção de organizar uma nova retrospectiva, provavelmente «em Lisboa, aos 25 anos de percurso artístico, altura em que vou consolidar um pouco mais a minha carreira, com exposições internacionais que já tenho agendadas. Penso que aos 25 anos se calhar faço uma retrospectiva lá», ressalvando, no entanto, que «tenho um princípio, começo sempre por casa.»

Patente ao público até 27 de Novembro, a mostra inaugurada ontem apresenta duas peças em tapeçaria e trabalhos realizados em pastel seco, em acrílico sobre tela e a óleo. Um conjunto de trabalhos que marcam o regresso “a casa” desta artista plástica madeirense, que vive actualmente em Lisboa.

Entre obras de grande ou média dimensão, esta criadora explora esta dicotomia, "essa relação que eu estabeleço permanentemente entre a figura humana e o cosmos. Daí também o ter incidido ultimamente sobre o tema das sinergias: precisamente para poder abranger um pouco mais essa questão".

Sobre a artista:
Luz Henriques nasceu na Madeira, na cidade de Câmara de Lobos em 1958.
Estudou Artes Visuais e Aplicadas e completou a sua formação ao longo de seu percurso artístico.
Apresentou várias exposições individuais e colectivas desde 1993 rea lçando a apresentação de grandes tapeçarias tridimensionais, painéis em azulejo pintados à mão, pinturas a óleo e acrílico sobre tela em grandes formatos. Em 2005 participou na «Biennale Internazionale (105 nazione) Malta 2005», sendo-lhe atribuído o 2º Prémio na categoria de Pintura. Foi distinguida com o Prémio de Mérito na categoria de Artes Plásticas na 2ª Gala de Notícias - RTP Madeira. Encontra-se representada em inúmeras colecções particulares nacionais e estrangeiras, sendo de destacar a representação na C. M. do Bairro de Viena de Áustria, Sala Damião Góis, na Embaixada de Portugal em Bruxelas e Governo da Comunidade Germânica, Serviço de Relação Internacional. Tem vasta obra pública sendo de salientar um painel de azulejos (800 unidades) manufacturado e vidrado - C. M. de Câmara de Lobos - Madeira, e pintura em acrílico sobre tela (25m2) intitulada «Minha alma, minha Ilha» que se encontra no Salão Nobre da Presidência do Governo Regional da Madeira.

Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro desde há 17 anos.

Sem comentários: