domingo, 2 de janeiro de 2011

Filme: Cinema Paraíso (Cinema Paradiso/ Nuovo Cinema Paradiso)

Clica aqui para ver o Trailer
Sinopse:
Esta obra-prima do realizador Giuseppe Tornatore é um olhar nostálgico sobre a vida de um jovem na Itália do pós-guerra e o seu fascínio pelo cinema, tendo vencido o Oscar para o Melhor Filme Estrangeiro e o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes. 'Alfredo está a morrer'. Esta notícia surpreendeu o realizador de sucesso Salvatore (Jacques Perrin), levando-o a relembrar a sua infância e o tempo que passou na sala de projecção do cinema da sua vila, Cinema Paraíso.

Alfredo (Philippe Noiret), proprietário do cinema e projeccionista, foi um amigo inseparável do pequeno Salvatore, conhecido por 'Toto', à medida que este crescia na sua terra natal, uma vila devastada pelos horrores da guerra. O cinema oferecia fantasia e evasão ao habitantes da pequena vila, fazendo esquecer a dura realidade da fome e da pobreza.

A minha opinião:
Cinema Paraíso é um filme inesquecível e um maravilhoso tributo ao cinema.Depois de assistir a este filme, fiquei ensimesmado por uns momentos, pois é de tal grandeza que torna-se indizível falar sobre ele.

A banda sonora da autoria de Ennio Morricone fortalece muito o filme.Deixo aqui uma melodia, que simplesmente, não sai da minha cabeça.

7 comentários:

N. Martins disse...

Um filme extraordinário! :) Tenho de o rever um dia destes.
Ennio Morricone é também ele um génio! Só coisas boas, portanto. :)

Au chocolat disse...

Miguel fico muito contente de que a dica tenha dado jeito e te tenha permitido ver este magnifico filme. Só é pena as televisões só transmitirem a versão de 2 horas. Existe uma versão de realizador de 3 horas em que o final é um pouco diferente. O tótó volta a encontrar a namorada de infância.
Partilho da tua opinião, as bandas sonoras do Ennio Morricone são um marco em qualquer filme.
Beijo

Miguel Pestana disse...

Sim, tenho de ver a edição do realizador.Obrigada mais uma vez ;)

Roberta Frontini disse...

AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...talvez dos meus filmes favoritos (talvez o facto de ter lá nascido me faz gostar ainda mais dele..) mas amo tudo, a história, a música as personagens..

e que final TRISTE

Miguel Pestana disse...

É um filme brilhante, com tudo!

Já estamos em Outubro e já assisti algumas dezenas de filmes este ano, e Cinema Paraíso está tão presente em mim, parece que foi ontem que assisti ao filme.

Hanaé Pais disse...

O Filme da minha vida!
Bem...um dos filmes.
Estou a esmo pelo seu blog e estou a ficar impressionada, com o seu bom gosto.
Bem haja por tanta qualidade e profundidade.

Miguel Pestana disse...

É um dos meus filmes preferidos também.

É muito bom, não sabe o quanto, ler o que escreveu sobre o blogue, sobre mim.

Muito obrigada Hanaé. Prezo a sinceridade e a coragem de quem as demonstram.

Volte sempre.