quinta-feira, 23 de junho de 2011

«Pássaros Feridos», de Colleen Mccullough


"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade do que qualquer outra criatura sobre a Terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro, e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e solta um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento”.
É este o texto que inicia Pássaros Feridos, um épico arrebatador tão bem escrito por Colleen Mccullough.
Quando um livro me cativa e me dá prazer, virar a última página é sempre doloroso. É tal e qual uma despedida. Tal como os ciclos e tal como na vida, tudo é efémero e há que tirar partido das vivências que nos fazem felizes, enquanto estas luzem, no momento.
Não consegui ficar aborrecido nem parar de virar as 600 e tal páginas deste livro, pois não encontrei nenhum ponto fraco, tanto na narrativa como na escrita, que é envolvente e de genial maestria.
As três gerações de mulheres que dão vida a este romance dramático, Fee, Meggie e Justine são de contrastes, onde as vivências individuais complementam-se mutuamente.
É um romance completo e de extrema sensibilidade, não fosse o amor proibido a temática abordada.

10 comentários:

Paula disse...

Lembro-me de ver a série quando tinha 8 anos e muitos anos depois comprei os dvds da séria, se não me engano são 4. Magníficos. Adoro esta história, o filme, o livro!!
Li da autora "O toque de midas" adorei também :) mas não tanto como pássaros feridos!
Abrraços

OutrosEncantos disse...

tenho a vaga sensação de ter visto este filme há muiiiito tempo!
no entanto, entre ver o filme e ler o livro, sem dúvida que prefiro a última alternativa. a introdução transcrita fisgou-me. um livro a ler, sem dúvida :)
beijo.

Ana Isabel Pedroso disse...

Olá,

Eu tenhio ideia de ter visto o filme e de ter gostado.

Quanto à autora, recomendo-a...li "Tim" e adorei.Podes ver a minha opinião aqui: http://livrosomeuvicio.blogspot.com/2010/09/tim-de-colleen-mccullough.html

Boas Leituras e Bons Filmes!
Bjs

Jorge Pimenta disse...

viva, miguel do atlântico,
são assim mesmo as narrativas/filmes que me prendem: fortes, centrados nas personagens e nas suas [in]completudes.
um abraço!

Miguel Pestana disse...

Paula, deves ter visto a série de 1983.Eu vi a de 1996, a que é menos completa.

Outros Encantos, recomendo sim.

Ana, "Tim" será uma das minhas próximas leituras da autora.

Jorge, 1 abraço.

Guerreiro disse...

Da Colleen Mccullough, li "Um Toque de Midas", um magnifico épico que se passa na Austrália, muito bom, um dos melhores desta autora! Não li "Passáros Feridos", mas vi a série quando se deu na TV, era eu um adolescente, e não perdia um episódio! :)
Boas leituras!

Carla disse...

Olá Miguel
Eu não li o livro e julgo não ter visto a série, contudo já li muitas críticas positivas sobre este livro, "Um Toque de Midas" e "Tim", todos livros desta escritora. Tenho os três e depois de ter lido o teu comentário acho que vou mesmo começar por este:"Pássaros Feridos". Mas não vai ser uma leitura para breve,contudo espero que a faça ainda este ano.
Beijinhos

Boa leitura;)

Helena Isabel Bracieira disse...

Li o livro há uns tempos e posso dizer que gostei muito. Concordo quando dizes que o facto de ter 600 páginas não o desvaloriza e nem o torna aborrecido, antes pelo contrário: queremos tanto conhecer o destino das personagens - no meu caso, principalmente o de Meggie - que é impossível perder o entuasiasmo.

Confesso que não vi nem o filme nem a série, talvez um dia o faça. (:

Gisela Menicucci Bortoloso disse...

Nossa, adorei este livro também, é um dos meus TOP 10. Depois desse li mais dois da autora, TIM e as As Moças de Missalonghi. Estes dois também são bons, mas pássaros feridos com certeza é sua melhor obra.

Gisela - Ler para Divertir

Marta Costa disse...

Eu li o livro (passaros feridos)ha uns 10 anos atrás e ADOREI!!! Queria o ler novamente mas não o encontro à venda em lado nenhum... Alguém me consegue dizer onde o posso encontrar à venda??