sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cavalo de Guerra & Moneyball - As Decepções

Mais uma adaptação ao cinema de um romance. Este ano dos 9 filmes nomeados, 6 são adaptações de livros. Este Cavalo de Guerra é baseado no romance juvenil da autoria de Michael Morpugo, em um filme realizado por Steven Spielberg.
A acção se desenrola durante a Primeira Guerra Mundial e tem como protagonista o cavalo Joey.
O seu nascimento, a relação de empatia que estabelece numa quinta agreste, com um adolescente é o ponto de partida para o desenrolar da acção que termina no fim da dita guerra.
Este filme não acrescenta nada ao que já foi feito em filmes, em que o cavalo é a atracção principal. O último filme que assisti desde tipo foi Secretariat, (a história real de um cavalo, que foi o maior vencedor das corridas americanas nos anos 70) que foi baseado em factos reais. Recomendo-o.
Mas este Cavalo de Guerra é um filme com uma história banal, ingénua, imersa em pontos mortos. Apenas admirável tecnicamente e a nível de banda sonora.
Para ser justo, o filme é realmente destinado a um público muito específico de que eu não faço parte. Um filme que desiludiu-me bastante.
 ______________________________________________________________
Mais uma adaptação. Desta vez do livro The Art of Winning an Unfair Game de Michael Lewis. 
Beisebol, substituições, dinheiro, jogadores, raiva, matemática, física, arrogância, ruídos de adeptos, treinadores… é uma baralhada completa.  
O desempenho de Brad Pitt é superficial, o que não ajuda em nada para tornar este filme mediocremente acessível.  
Este filme é um fracasso. Ter sido nomeado na categoria de melhor filme e melhor actor é uma barbaridade total.

3 comentários:

Teté disse...

Apesar de gostar de Brad Pitt, este tema não me seduz minimamente, de modo que já tinha decidido não ir ver. O outro ainda pus a hipótese, por ser Spielberg, mas o que escreves é mais ou menos a ideia que tenho sobre filmes deste género - um bocado seca! Enfim, se passarem na TV daqui a uns tempos e não tiver nada, mesmo nada, para fazer, pode ser... ;)

Bom fim de semana!

Anónimo disse...

"Cavalo de guerra" é ruim? Do que gosta? transformers? senhor dos anéis? por acaso já escreveu alguma coisa? Pediu a opinião dos outros para chegar á essa conclusão? A por favor você poderia trabalhar no new york times que eu criticaria essa sua afirmação.

Miguel Pestana disse...

Ainda bem que critica caro «anónimo».

Sabe, a sua opinião - em relação ao que lá seja - não tem de ser partilhada por toda a gente.