domingo, 4 de novembro de 2012

Ensaios Sobre Fotografia, de Susan Sontag

Editora: Quetzal
Ano de Publicação: 2012
Nº de Páginas: 208

Quinta obra de Susan Sontag que a Quetzal adiciona ao seu catálogo, composta por seis ensaios coligidos de várias publicações conceituadas e publicados em 1977. O focus destes textos tem unicamente um alvo: a fotografia, sendo que a autora posiciona-se em várias perspectivas, em ângulos divergentes, e analisa o papel que teve a fotografia desde a invenção do daguerreótipo em 1837 até à altura em que Sontag escreveu os textos. Portanto, a única suposição que o leitor tem de fazer, é posicionar-se na última década de setenta, quando estiver a folhear o livro. Para a autora, a fotografia: «(…) é apropriarmo-nos da coisa fotografada.» (p. 12); «(…) obviamente, a imagem de uma imagem.» (p. 13); «(…) será a prova indiscutível de que a viagem foi feita (…).» (p. 17); «(…) pode ser descrita como uma citação (…).» (p. 75)
Ensaios Sobre Fotografia é um retrato caleidoscópico de uma das maiores escritoras e pensadoras norte-americanas, que analisa a fotografia, nas esferas sociais, artísticas, antropológicas, histórico-culturais, e até na corrente filosófica, e mostra a influência das imagens no espectro familiar e pessoal de cada ser humano, ou para citar Sontag, «A fotografia mostra as pessoas irrefutavelmente ali e numa época específica das suas vidas; agrupa pessoas e coisas que num momento mais tarde já se dispersaram, transformaram e prosseguiram os seus destinos independentes.» (p. 74)
As notas explicativas em rodapé são uma mais-valia neste livro, pois facilitam a compreensão sobre uma citação técnica da autora ou um acontecimento específico que poderia ser indecifrável para o leitor-comum; eis um pormenor que não passou despercebido ao tradutor de Ensaios Sobre Fotografia.
Além de ensaísta, a autora de Renascer (Quetzal, 2010) embrenhou-se também pelos géneros romance, dramaturgia, além de ter enveredado pela realização cinematográfica; leccionou em universidades e foi uma influente activista pelos direitos humanos, em especial pelos direitos das mulheres.

3 comentários:

murango disse...

Finalmente disponível em língua portuguesa esta obra fundamental sobre a fotografia. Teria sido boa ideia incluírem no volume o ensaio "Regarding The Pain Of Others".

murango disse...

Finalmente disponível em língua portuguesa esta obra fundamental sobre a fotografia. Teria sido boa ideia incluírem no volume o ensaio "Regarding The Pain Of Others".

Lúcia Brandão disse...

Como adoro fotografia este livro seria perfeito para mim :)