sábado, 7 de dezembro de 2013

A origem do nosso comportamento, para descobrir em «Darwin no Supermercado»

Como a evolução influencia o nosso dia-a-dia
de Mark Nelissen
 
Data Publicação: Setembro 2013
Páginas: 268
Editora: Sinais de Fogo Publicações
ISBN: 9789897180477
Sinopse
As nossas crenças, gestos, actos reflexos, o nosso comportamento - tudo tem a ver com evolução. Nada é trivial ou fortuito. Enquanto seres humanos, temos uma opinião inflaccionada sobre nós mesmos, tomando por adquirido que muitas das nossas decisões e acções se baseiam no livre-arbítrio. Pois Mark Nelissen tem-se dedicado a demonstrar o contrário.

Darwin no Supermercado acompanha o autor no seu dia-a-dia: do bar ao barbeiro, da consulta do médico à esplanada do bar, da carruagem de comboio à sala de cinema. Em cada um desses lugares, analisa o comportamento dos seus semelhantes e dá-nos conta das razões que nos impulsionam a fazer o que fazemos.

Um livro tremendamente original e divertido, escrito com o desejo de nos mostrar a origem do nosso comportamento, o qual reflecte muitas vezes necessidades já presentes na vida dos nossos antepassados mais longínquos.
Mark Nelissen é um fenómeno mediático no seu país, Bélgica, graças ao êxito dos seus livros de divulgação ciêntífica. É especialista em Biologia do Comportamento e Psicologia Evolutiva, disciplinas relativamente jovens que começam a mudar radicalmente a visão que temos sobre o que significa ser humano.

Sem comentários: