segunda-feira, 6 de julho de 2015

Sugestões de leituras para este Verão, a cargo do Grupo Editorial Presença

O Verão está aí. Muitos leitores já estão a fazer listas dos livros que irão ler nas férias. Eis algumas sugestões de romances das editoras Presença, Marcador, Jacarandá e Manuscrito, acabados de sair para as livrarias e outros que já no decorrer desta semana lá chegarão.
Entre os destaques, encontra-se «o thriller mais viciante de sempre»: Febre, que segundo comunicado da editora é um livro ideal para ler nas férias, na praia, no campo ou na cidade.
Outro dos títulos que destaco é A História Secreta, o novo romance da autora do livro O Pintassilgo, vencedor do Pulitzer 2014.

Boas férias. Boas leituras...


O Fim das Estações
de Will North

Sinopse
Depois do sucesso alcançado com os bestsellers Entre o Céu e a Montanha e Água, Pedra, Coração, Will North regressa com um muito aguardado novo título. A caminho do trabalho, Colin Ryan encontra Pete - a mulher que ama há 30 anos e que é casada com o seu melhor amigo - caída inconsciente numa curva perigosa da estrada. Acreditando tratar-se de uma tentativa de suicídio, Colin faz o que sempre fez desde que se iniciou a sua amizade turbulenta: trata de Pete e conforta-a, atento às pistas que poderão resolver o mistério que a deixou quase moribunda à beira da estrada enevoada.



A História Secreta
de Donna Tartt

Sinopse
Um grupo de estudantes inteligentes, excêntricos e rebeldes de uma escola em Nova Inglaterra frequentada por alunos oriundos da nata da sociedade norte-americana, sob a influência de um carismático professor de Estudos Clássicos, descobre um novo modo de pensar e viver, totalmente diferente do resto dos colegas. Só que, quando os limites da normalidade moral são ultrapassados, as suas vidas alteram-se totalmente e para eles torna-se tão fácil viver como matar…



Sem Regras
de John Sandford

Sinopse
Após três assassínios, Lucas Davenport é chamado a intervir. Na opinião dos colegas, tudo neste tenente é diferente. E têm razão – nos jogos de computador que inventa e vende, no Porsche que conduz até ao trabalho, passando pelo tipo de mulheres que atrai, e para sua busca incessante pela justiça, tudo é distinto.
O serial killer que persegue é um jogador, não é um sociopata como os que vêm nos livros; tem um gosto perverso pelo jogo, tendência que o leva a matar apenas pelo desafio.
Lucas Davenport terá de empregar toda a sua força mental – e coragem física – para aprender a pensar e a agir como o assassino. Porque a única forma de o vencer é entrando no seu jogo infernal.

UM ASSASSINO INTELIGENTE, UM JOGO INFERNAL
UM TRILLER IRRESISTIVEL RECHEADO DE SUSPENSE

«Um enredo recheado de suspense, um thriller de leitura irresistível que faz acelerar a batida cardíaca. Muitos dos autores mais conhecidos neste género literário teriam orgulho em chamar sua a esta obra.»
Publishers Weekly



Se Estivesses Aqui
de Francesco Gungui

Sinopse
Em que é que consiste exatamente tomar as rédeas da tua vida? Fazer o que se espera que faças ou exatamente o contrário? Os sonhos de Luca foram sempre um pouco extravagantes: viver numa quinta, fazer um filme e abrir um restaurante, passar o tempo livre a ler filosofia e poesia contemporânea. Mas será isto, precisamente, o que todos - os seus pais, a Alice - esperam dele? E se o seu verdadeiro caminho for não cumprir as expetativas de ninguém?
Alentado por esta nova teoria, Luca decidiu dar uma volta completa à sua vida e mudar-se para São Francisco, para estudar Economia em Berkeley. Em Milão, as coisas também mudaram. O pai de Alice perdeu o emprego e ela viu-se obrigada a combinar a escola com um emprego de fim de semana. Além disso, sente que a sua relação com Luca arrefeceu bastante.



Febre
de Nick Louth

Sinopse
Amanhã devia ser o maior dia da vida de Erica Stroud-Jones. Daqui a 24 horas, esta brilhante jovem cientista irá apresentar o seu trabalho secreto numa conferência em Amesterdão - os resultados de uma investigação que promete revolucionar a luta contra uma doença tropical mortífera. Milhões de vidas poderão ser salvas; o Prémio Nobel adivinha-se.
À espera de a ver estão céticos e rivais, admiradores e inimigos. A atenção de Erica estará voltada para o escultor Max Carver, o seu novo namorado, a quem irá dedicar o seu êxito.
Mas o amanhã não chega a acontecer.
Erica desaparece durante a noite. Max, desesperado e assustado, começa a procurá-la, entrando num submundo repleto de crueldade e enganos. Mas até ele fica chocado com o terror que encontra no coração da mulher que tenta salvar.

O THRILLER MAIS VICIANTE DE SEMPRE

Descubra o bestseller número 1 na Amazon UK em e-book, considerado por milhares de leitores o romance mais absorvente, viciante e irresistível do ano.



1415 - A Conquista de Ceuta
de António Martins da Costa e João Gouveia Monteiro

Sinopse
A 21 de agosto de 1415, trinta anos depois do triunfo em Aljubarrota, os portugueses, novamente liderados por D. João I, conquistaram a primeira praça portuguesa no Norte de África. Seis séculos passados sobre a tomada de Ceuta, os historiadores João Gouveia Monteiro e António Martins da Costa trazem-nos uma reconstituição empolgante desta operação militar, pela voz de quem a viveu e relatou.
Ao longo destas páginas, somos conduzidos por Gomes Eanes de Zurara, autor da Crónica da Tomada de Ceuta, pelo alferes-mor do rei, João Gomes da Silva (uma das figuras mais importantes da primeira corte avisina e uma testemunha presencial da expedição) e ainda pelo olhar de uma terceira personagem: o Infante D. Henrique, informador privilegiado de Zurara, seu amigo pessoal e, sem dúvida, o principal herói da Crónica da Tomada de Ceuta.
A partir das recordações destes três homens, acompanhamos a concentração da armada no Restelo, a 24 de julho de 1415, o período do cerco e da tomada da praça, vivemos as suas dificuldades, os seus receios, até à data do regresso da frota ao Algarve, já em setembro do mesmo ano, consumada que estava a conquista e decidida que fora, pelo rei, a manutenção da praça africana.
Aqui se fala - recorrendo a uma centena de documentos, a mapas, a desenhos e a fotografias - de guerra e de grandes heróis, mas também de ambições de paz e do contributo de muita gente anónima para conservar aquela que foi, durante mais de quatro décadas, a única possessão ultramarina portuguesa.



Sem comentários: