sábado, 20 de agosto de 2016

Paulo Coelho está de volta com «A Espia»


Depois do romance Adultério, publicado por cá em Abril de 2014, A Espia é o título do mais recente livro do escritor brasileiro Paulo Coelho. Esta nova obra, inspirada na corresponência epistolar entre a dançarina holandesa Mata Hari e o seu advogado, chega às livrarias portuguesas a 16 de Setembro (No Brasil, será no dia 6 de Setembro), numa edição com a marca da Editora Pergaminho.
Baseando-se em documentação que tem sido divulgada pelas autoridades militares alemãs e holandesas, assim como pelo MI5, Paulo Coelho recria a vida de Mata Hari através da última carta que escreveu. Toda a narrativa do livro está na primeira pessoa, dando voz à própria Mata Hari.
«Mata Hari foi uma das nossas primeiras feministas», diz Paulo Coelho. «Desafiou as expetativas masculinas do seu tempo e escolheu viver uma vida independente e nada convencional. Ainda hoje, podemos aprender muito com a sua vida, pois as acusações levadas a cabo pelos mais poderosos continuam a custar a vida a muitas pessoas inocentes.»

Texto sinóptico
Mata Hari – O seu único crime foi ser uma mulher livre.
«Tudo o que sei é que o meu coração é hoje uma cidade fantasma, povoado por paixões, entusiasmo, solidão, vergonha, orgulho, traição, tristeza. E não consigo desenvencilhar-me de nada disso, mesmo quando sinto pena de mim própria e choro em silêncio. Sou uma mulher que nasceu na época errada e nada poderá corrigir isso. Não sei se o futuro se lembrará de mim, mas, caso isso ocorra, que nunca me vejam como uma vítima, e sim como alguém que deu passos com coragem e pagou sem medo o preço que precisava de pagar.»

Mata Hari foi a mulher mais desejada da sua época: a famosa bailarina que usava exóticas danças orientais para chocar e encantar as plateias de toda a Europa; a confidente e amante dos homens mais ricos e poderosos do seu tempo; a mulher com um passado enigmático que despertava o ciúme e a inveja das senhoras da mais alta aristocracia parisiense. Uma mulher que ousou libertar-se do moralismo e dos costumes provincianos das primeiras décadas do século XX – e pagou caro por isso.
Em A Espia, Paulo Coelho evoca de forma magistral a vida desta magnífica mulher, que nasceu à frente do seu tempo, apresentando-a ao leitor contemporâneo como uma poderosa lição de força e de liberdade.
---
De referir que a agenda anual de Paulo Coelho, que no próximo ano tem o título Amizade 2017, estará à venda a partir do dia 2 de Setembro, numa publicação Arte Plural Edições.

4 comentários:

isa disse...

humm.. interessante :) vou querer ler esse!

Regina Castelo Filipe disse...

Por incrível que pareça, autor que nunca li. Talvez um dia...

João Mira disse...

Já estou a espera do meu exemplar para começar a ler

Gaya Arqueológica disse...

Quero ler!