terça-feira, 2 de agosto de 2016

Publicação nova com o selo da PACTOR: «Práticas de Intervenção na Violência e no Crime»

A Editora PACTOR lançou recentemente Práticas de Intervenção na Violência e no Crime, um livro que contém 242 páginas e que conta com a coordenação das investigadoras Professoras Doutoras Ana Isabel Sani e Sónia Caridade, especialistas na área da Psicologia da Justiça. Além das suas contribuições em diversos capítulos, a obra inclui textos da autoria de outros 28 especialistas (de nacionalidade portuguesa) em diversos campos de intervenção, como Criminologistas, Psicólogos, Sociólogos, Advogados e Médicos.

O livro contém um prólogo da autoria de Hilda Marchiori, Professora de Criminologia e Vitimologia na Universidade Nacional de Córdoba, Argenina; o prefácio é assinado pelo Psicólogo forense e Professor Universitário Daniel Rijo; o texto que vem no posfácio pertence ao Juiz Desembargador e Diretor Adjunto do Centro de Estudos Judiciários, Paulo Guerra.

Texto sinóptico
O livro Práticas de Intervenção na Violência e no Crime dá continuidade a um esforço de construção do conhecimento científico produzido em Portugal, constituindo-se, sobretudo, como uma ferramenta útil para os estudantes do ensino superior, bem como para os profissionais e técnicos de diferentes áreas, que encontrarão aqui as principais práticas de intervenção para fazer face a um qualquer fenómeno de violência e/ou crime.

Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas: Vitimação múltipla infantil e juvenil; Acolhimento institucional; Abuso sexual; Alienação parental; Agressão sexual; Violência sobre idosos.
Parte I
Violência e Vitimação (pp. 1-96)
Parte II
Violência e Agressão (pp. 97-164)
Parte II
Violência e Respostas Institicionais (pp. 165-230)
Excerto do prefácio
«O leitor encontrará neste volume uma obra considerável, que compila muito do que de melhor se faz na atualidade na intervenção psicológica em contextos de violência e/ou crime. Para o futuro, estou certo de que ficará um aobra incontornável que em muito apoiará o trabalho daqueles que estudam, investigam e intervêm na área da Psicologia da Justiça.»

Público-alvo
Estudantes universitários, profissionais e técnicos de áreas relacionadas com as práticas de intervenção na violência e no crime, e interessados, em geral.

Outras publicações da PACTOR que podem interessar
O Que São as Ciências Forenses?
Psicologia, Justiça e Ciências Forenses
Profiling, Vitimologia e Ciências Forenses
Serviço Social com Famílias
Violência Doméstica e Crimes Sexuais
Outros livros da editora lançados recentemente
Para mais informações, visita www.pactor.pt.

Sem comentários: