domingo, 5 de abril de 2020

«O Lado Negro da Mente», de Kerry Daynes

Editora: Bertrand
Data de publicação: 07-02-2020
N.º de páginas: 240
A britânica Kerry Daynes afirma que «cada pessoa tem as suas histórias importantes para contar.» Talvez por isso, esta psicóloga forense que conta com quase vinte e cinco anos de experiência a trabalhar com vítimas tanto quanto com agressores, decidiu que chegara a hora de contar as suas memórias, não só profissionais, mas também pessoais. «Escrever o livro funcionou um pouco como terapia», «Há um poder enorme em contar a nossa própria história», «foi um processo muito emocional», revelou numa entrevista.
São relatos fascinantes, complexos, aterrorizantes, mas também, por vezes, plenos de humanidade, os que a autora britânica de 46 anos apresenta em O Lado Negro da Mente.
Em cada um dos 11 capítulos do livro, Kerry recupera um ou vários casos de clientes e pacientes seus, com quem trabalhou em prisões ou em hospitais psiquiátricos. São exemplos os seguintes: Alison, condenada pela morte do marido; Marcus, um doente esquizofrénico que matara o irmão; Gary, um pedófilo a cumprir pena, cuja consulta e análise do seu historial clínico revelou-se fulcral para a psicóloga dar o seu testemunho em tribunal; e Jeane, diagnosticada com perturbação de personalidade borderline, que tentava periodicamente auto-mutilar-se (esta foi a única paciente que alguma vez Kerry deixou que a visse a chorar).
Ao analisar quotidianamente e ao longo de vários anos a psique de homens e mulheres condenados, ao tentar compreender os processos mentais por trás dos seus actos criminosos, esta psicóloga astuta e pragmática conta-nos que esse trabalho complexo e minucioso revelou-se um desafio constante, que confrontava as suas próprias crenças sobre ofensores e vítimas. Kerry confessa que alguns pacientes a ajudaram a se tornar uma pessoa mais compassiva.
Como referido acima, a história da sua carreira entreliga-se com acontecimentos pessoais dramáticos com que teve de lidar: «Passara muito tempo a olhar para o abismo, as fendas negras da mente onde as coisas más habitam e apodrecem, e agora o abismo estava a olhar para mim.» Um relacionamento amoroso com um parceiro controlador e abusivo, enquanto era psicóloga estagiária, e mais tarde, após ser uma presença assídua em programas televisivos, foi alvo de um stalker, uma experiência angustiante de perseguição.
O Lado Negro da Mente é um livro de memórias franco e envolvente, escrito por uma das mais reputadas psicólogas forenses do Reino Unido, que nos apresenta a sua visão, muitas vezes incisiva, do mundo do encarceramento e da saúde mental nesse país.
A linguagem adoptada no livro é acessível, com um tom certo e linguagem isenta de jargões, tornando acessíveis a todo o leitor as suas explicações sobre o comportamento humano. Salientar o humor refinado e perspicaz (muitas vezes “camuflados” dentro de parêntesis) com que a autora teceu algumas partes do livro.
O Lado Negro da Mente é o título a procurar nas livrarias por psicólogos ou leitores com curiosidade em perceber um pouco mais sobre os meandros da mente humana.

Excertos

«Às vezes, só temos de nos sentar com uma pessoa e validar o que ela está a sentir, sem temer a sua dor e o seu desgosto.»

«As histórias que contei aqui são apenas um punhado das experiências que fazem de mim quem sou como psicóloga forense e como pessoa.»

4 comentários:

Rita Carmo disse...

Gostei imenso do livro. Inebriante ��

Susana Gomes disse...

Não li o livro, mas a sinopse deixou-me super curiosa ;)

@Little Ana disse...

Ansiosa para ler este livro 📚😃

Diana Ferreira disse...

Está nas aquisições de 2020.

Ainda por ler... mas não tardará muito. É o próximo!