quarta-feira, 20 de março de 2019

«O Coelho Que Sabia Ouvir», de Cori Doerrfeld

Editora: Booksmile
Data de publicação: 18-03-2019
N.º de páginas: 40
Desde o início desta semana está disponível na secção infanto-juvenil das livrarias portuguesas um livro apontado por várias publicações como o jornal New York Times e as revistas Publishers Weekly, Kirkus Review e TIME como um dos melhores livros infantis de 2018.
Com tradução assinada por Rui Azeredo, O Coelho Que Sabia Ouvir apresenta uma história simples e profunda que transmite a pequenos e graúdos uma lição poderosa sobre sentimentos e valores como a empatia, a amizade, o fracasso, a perda e a superação.
Um dia, o Tito, um rapazinho alegre com cabelos escuros e encaracolados, decidiu construir uma grande torre com brinquedos. Quando algo inesperado acontece, ele fica triste e desiludido. Tudo o que Tito precisa é de alguém que o console e reconforte. Mas não é isso que acontece, quando em catadupa lhe aparecem uma série de animais pouco empáticos — o galo, o urso, o elefante, a hiena e outros —, que ao invés de apaziguarem os seus sentimentos de raiva e decepção, ainda os potenciam mais (gritar e rir, por exemplo, não é bem o que queremos fazer quando estamos moralmente abatidos).
Com tanto silêncio, o Tito nem reparou no Coelho.
O Coelho Que Sabia Ouvir, da escritora e ilustradora americana Cori Doerrfeld (n. 1964), é um daqueles livros que nos toca imensamente, por possuir várias metáforas no subtexto. Embora a narrativa visual seja evocativa e cativante — as ilustrações são elaboradas a cera, com figuras contornadas a traço grosso preto, com todo o pano de fundo a branco —, é o texto, simples, pedagógico e profundo, que mais peso tem neste livro.
Cori Doerrfeld, autora de variadíssimas obras infantis como Wild Baby, Snuggle Bunny e Fingers For Lunch, consegue com este livro passar a mensagem de que, em momentos delicados, saber escutar é fundamental para fortalecer conexões de empatia e amizade. Não é por acaso que a revista People elogiou O Coelho Que Sabia Ouvir por ser uma grande lição sobre o poder do silêncio.

8 comentários:

Joana disse...

Parece-me um livro muito interessante para oferecer aos mais novos e também para ler.

Paula Dinis disse...

Tenho que compar este livro para ler ao meu filhote . A história é encantadora <3

Paula Dinis disse...

Tenho que comprar este livro para ler ao meu filhote. A história é encantadora <3

elisa esteves disse...

Afinal do que todos precisamos é de alguém que saiba ouvir e é tão importante escutar as crianças com ensiná-las a serem também bons ouvintes.

Lúcia Brandão disse...

Uma ternura certamente! :)

Luana Santos disse...

O meu sobrinho ia adorar :)

Manuel Rafael disse...

Um livro para comprar para ler a minha filha , ela vai adorar!

Marisa Pimenta disse...

Um livro a oferecer ao meu filho