sexta-feira, 8 de março de 2019

Novo livro lançado pela Porto Editora dá a conhecer aos leitores a história de Santa Bakhita

Desde o dia de ontem está à venda o livro Santa Bakhita, um romance que narra a história real de Josefina Bakhita, uma mulher vítima da escravidão ao longo de toda a sua vida que em 2000 foi canonizada pelo Papa João Paulo II. A tradução portuguesa deste livro de Véronique Olmi, com o selo da Porto Editora, esteve a cargo de Artur Lopes Cardoso.

Texto de apresentação
Quando Bakhita foi raptada da sua aldeia natal, no Sudão, tinha apenas sete anos e estava longe de imaginar a extraordinária odisseia em que ia transformar-se a sua vida.
Feita escrava pelos raptores, vendida, trocada e oferecida várias vezes, conheceu a maldade humana em toda a sua dimensão e sentiu-a na pele ao ser vítima da crueldade dos seus senhores.
Anos mais tarde, um cônsul italiano comprou-a, e foi na Europa, depois de uma batalha judicial, que Bakhita voltou a conhecer a liberdade. Abraçou, então, a vida religiosa junto das Irmãs Canossianas, em Veneza, e atravessou o tumulto das duas guerras mundiais, consagrando a vida às crianças pobres e auxiliando os soldados feridos.
É essa história que Véronique Olmi conta de forma tocante neste seu romance, que em 2017 venceu o Prémio Fnac e foi finalista dos Prémios Femina e Goncourt – a história de uma criança feliz que veio a passar pelos maiores sofrimentos, mas que acabou canonizada por João Paulo II.

Sem comentários: