terça-feira, 12 de março de 2019

Livro de haikus de poeta japonês nascido no séx. XVIII entre as próximas publicações do Grupo Porto Editora


Os Animais, de Kobayashi Issa (Assírio & Alvim)
Kobayashi Issa integra um grupo restrito de poetas japoneses conhecidos como «Os Quatro Grandes da Poesia Haiku», do qual fazem parte Bashô, Buson e Shikki. Dos seus haikus, cerca de dois mil referem-se a animais. Nunca antes, no universo poético nipónico, tal fenómeno tinha acontecido. Issa será muito seguramente o escritor japonês que mais usou as espécies animais como protagonistas da escrita poética. E fê-lo com tanta maestria e encanto que hoje em dia não há, no Japão, adulto ou criança que não saiba de memória um punhado dos seus haikus.
Conhece aqui outras obras poéticas contendo haikus.

As Neves do Kilimanjaro e Outras Histórias, de Ernest Hemingway (Livros do Brasil)
Esta que é por muitos considerada a mais brilhante história escrita por Ernest Hemingway, publicada originalmente em 1936 na revista Esquire, empresta o título a este conjunto de oito contos. Oito contos centrais na obra de um dos grandes contadores de histórias das letras americanas. 
Pela Porto Editora: Os Meninos de Varsóvia, de Elizabeth Gifford

O Arquipélago do Cão, de Philippe Claudel (Sextante)
Philippe Claudel, com mão de mestre, escreve uma história notável, uma negra parábola sobre o cinismo, a indiferença e a apatia moral que invade o nosso tempo, tendo como pano de fundo a tragédia das migrações mediterrâneas de hoje.

Sem comentários: