segunda-feira, 18 de março de 2019

«A Queda de Gondolin», um conto inédito de J. R. R. Tolkien

Chegou este mês às livrarias, com tradução de Catarina Ferreira de Almeida, A Queda de Gondolin, um conto que J. R. R. Tolkien começou a escrever em 1916, no exército, e que só em Agosto de 2018 foi dado a conhecer a nível mundial. Esta é a primeira história da lendária Terra Média e a precursora de O Senhor dos Anéis.
Esta edição inclui nove extratextos a cores desenhados por Alan Lee, artista britânico que retrata o imaginário de Tolkien há mais de trinta anos.
Uma obra fundamental para os amantes do universo de Tolkien e de literatura fantástica.
Sinopse
No Conto de A Queda de Gondolin, entram em cena dois grandes poderes do mundo. Morgoth, o derradeiro representante do mal, embora ausente desta história, preside a uma vasta força militar a partir da sua fortaleza de Angband. Ulmo, o seu mais feroz opositor, é o mais poderoso a seguir a Manwë, que lidera os Valar. Deram-lhe o nome de Senhor das Águas porque domina todos os mares, lagos e rios existentes sob a abóbada celeste. Mas labuta em segredo na Terra Média, em defesa dos Noldor, o clã dos Elfos no qual são acolhidos Húrin e Túrin Turambar.
Central nesta disputa entre os deuses é Gondolin, uma cidade deslumbrante e inacessível. Depois de um relato da queda de Gondolin que se destaca pela minúcia descritiva e riqueza de pormenor, o conto termina com a fuga de Tuor e Idril, acompanhados do filho, Eärendel. Ao dirigirem-se para sul, os fugitivos olham para trás, numa fenda entre montanhas, e contemplam a ruína cercada de chamas da cidade onde viviam. Estavam a caminho de uma outra história, o Conto de Eärendel, que Tolkien nunca chegou a escrever, mas que é reproduzido neste livro, em esboço, com base noutras fontes.

Sem comentários: