terça-feira, 14 de novembro de 2023

PACTOR e LIDEL publicam as obras «Violência nas Escolas» e «Saúde Escolar»

A editora PACTOR acaba de publicar um livro com dados exclusivos sobre a violência escolar, baseados em informações oficiais e ainda não divulgadas. A obra Violência nas Escolas: Caracterização, Análise e Intervenção é um recurso essencial para profissionais, estudantes e investigadores e para todos os interessados na defesa e promoção dos direitos das crianças e jovens.

A editora LIDEL fortalece o seu contributo na área da enfermagem com o lançamento do livro Saúde Escolar: Intervenções de Promoção de Saúde, com a coordenação e autoria de Elisabete Borges e Teresa Martins, Professoras Coordenadoras da Escola Superior de Enfermagem do Porto
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Texto de apresentação
Um recente relatório da UNICEF aponta para que metade dos alunos em todo o mundo já tenha vivenciado violência na escola ou nas suas imediações. Em Portugal, a violência na escola é também uma realidade crescente e preocupante, comprovada pelas mais de nove mil ocorrências anuais em média na última década.
O presente livro apresenta os números reais sobre a violência nas escolas portuguesas, até agora desatualizados, permitindo fazer aqui uma caracterização e análise das várias dimensões da problemática.
São analisadas as consequências oficiais dos fenómenos criminais ligados à esfera escolar, como a delinquência juvenil, a criminalidade grupal, o bullying e cyberbullying e a violência no namoro, fenómenos estes que desencadeiam muitas vezes a sinalização de crianças e jovens por comportamentos de perigo, o internamento em centros educativos e, em consequência última, a pena de prisão.
Com esta obra pretende-se contribuir para mais e melhores planos de ação, com o intuito de dar a conhecer a realidade da violência escolar no nosso país, comprometendo o Governo, a escola, a comunidade educativa e a família para uma cultura de paz e para a construção de respostas que possam auxiliar na execução de programas educativos eficazes na prevenção e intervenção sobre os vários tipos de violência em ambiente escolar.

Alguns dos conteúdos abordados no livro
- Delinquência juvenil enquanto fenómeno criminal e suas consequências oficiais
- Sistema de justiça juvenil português
- Crianças/jovens sinalizados por comportamentos de perigo
- Violência no namoro
- Ocorrências criminais em ambiente escolar
- Natureza criminal e não criminal da violência nas escolas
- Programa Escola Segura das Polícias

Público-alvo
Profissionais das polícias e forças de segurança;
- Alunos e professores de cursos de Criminologia e Ciências Policiais;
- Docentes do ensino básico ao secundário;
- Técnicos e investigadores de Intervenção Social, Psicologia e de outras áreas que lidem com estas matérias.

O autor
Miguel Rodrigues é chefe da Polícia de Segurança Pública (PSP), com 20 anos de experiência profissional, incluindo no Programa Escola Segura (PES). Docente do Ensino Superior. Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIED). Doutorado e Pós-Doutorado em Educação. Licenciado e Mestre em Serviço Social. Pós-Graduado em Criminologia. Possui especializações em: Cibercrime; Profiling Criminal; Tráfico Humano; Vitimologia Forense; Suicídio e Comportamentos Autolesivos; Psicologia do Luto; Bullying e Cyberbullying; Alienação Parental; Depressão na Infância; Violência Doméstica; Igualdade de Género e Orientação Sexual; Mutilação Genital Feminina; e Técnico de Apoio à Vítima.



Texto de apresentação

A principal missão da saúde escolar é promover a consciência coletiva de que a saúde é um bem valioso, da responsabilidade de todos. Investir nesta área significa investir duplamente, tanto na educação quanto na saúde. Adicionalmente, ao promover o bem-estar físico, emocional e social, a saúde escolar desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e equidade, contribuindo para a formação de adultos saudáveis. Neste contexto, os enfermeiros têm um papel fundamental, implementando estratégias criativas e inovadoras que ajudem crianças e jovens a compreender e adotar comportamentos saudáveis, sendo, assim, capazes de tomar decisões informadas sobre a saúde e bem-estar.
Este livro é uma ferramenta multifacetada e orientadora, tanto na conceção de ideias, de estratégias e de atividades, como na sua implementação e posterior avaliação, projetada com base na atividade de profissionais da área com diferentes especializações. Na primeira parte, é feito um enquadramento da área, abordando temas essenciais como projetos escolares, avaliação da intervenção, recursos pedagógicos, desenvolvimento de competências em crianças e jovens e ação participativa. Na segunda parte, em que os capítulos apresentam especificidades e estratégias para cada grupo etário distinto, são abordados temas frequentes como saúde oral, alimentação, sono, bullying, comportamentos aditivos, entre outros.
Este livro aborda, assim, a saúde escolar, de uma forma simples e clara, útil para Enfermeiros que trabalhem em contexto escolar, de saúde comunitária e familiar ou de saúde infantil e juvenil.

Excerto da introdução
«A todos os leitores que consultarem o livro, sugerimos que o vejam como um guia que pode ser adaptado às suas necessidades e preferências pessoais. Tal como numa receita, os ingredientes e a finalização podem ser ajustados de acordo com o gosto individual e a situação em questão.»

Público-alvo
- Enfermeiros, educadores e professores


As coordenadoras e autoras
Teresa Martins é Professora coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto; Doutora em Psicologia da Saúde; Mestre em Saúde Pública; Especialista em Enfermagem de Saúde Pública; Investigadora do CINTESIS@RISE.

Elisabete Borges é Professora coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto; Pós-Doutorada e Doutora em Enfermagem; Mestre em Filosofia-Bioética; Especialista em Enfermagem Comunitária; competência acrescida diferenciada em Enfermagem do Trabalho; Investigadora do CINTESIS@RIS.

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