segunda-feira, 20 de novembro de 2023

«Portugal na Idade do Gelo» entre as novas publicações da Fundação FMS

A jornalista Margarida David Cardoso é uma das co-autoras de E Depois da Revolução - Cinco décadas de Democracia, um dos novos livros publicados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Texto sinóptico
Em cinco décadas, como mudaram as fundações do nosso país em matéria de constituição, igualdades, instituições, trabalho e economia, habitação, saúde, educação e ambiente?
Este livro descreve uma breve história da democracia portuguesa a partir das reflexões de oito investigadores, que debatem como o caminho que nos trouxe ao lugar onde estamos e o que há daqui em diante.
Acompanham-nas oito infografias sobre o progresso histórico dos últimos 50 anos.
O rumo é ditado por um mote da Revolução, que Sérgio Godinho cantava: «Só há liberdade a sério, quando houver a paz, o pão, habitação, saúde, educação (...) Quando houver liberdade de mudar e decidir».

Portugal na Idade do Gelo é outra das novidades da editora. Esta obra é da autoria de João Zilhão é investigador da Universidade de Lisboa, foi o responsável científico pela criação do Parque Arqueológico do Côa e sua classificação como Património Mundial, e foi fundador e diretor do Instituto Português de Arqueologia.

Texto sinóptico
Este ensaio é uma excursão, com bases científicas, até à existência dos humanos mais remotos cujos genes nos foram transmitidos: a família da criança do Lapedo, os neandertais da Gruta da Oliveira ou os heidelbergensis da Gruta da Aroeira.
Nesta época, a atual Serra da Estrela estava coberta de gelo e da costa viam-se icebergues à deriva. Os bem menos de dez mil habitantes deste espaço eram caçadores-recolectores que conviviam com leões, hienas, rinocerontes e cavalos numa paisagem de charneca arborizada que recorda as da Escócia no presente.
Do que eles foram, comeram e fizeram, sobreviveram vestígios, cada vez mais decifrados pela arqueologia paleolítica. Venha descobrir como teremos sido por aqui, na Idade do Gelo.

Sem comentários: