quarta-feira, 22 de novembro de 2023

O herbário do astrofísico Hubert Reeves

A Gradiva acaba de publicar Eu Vi uma Flor Selvagem, o herbário do astrofísico franco-canadense Hubert Reeves (1932 —2023), autor de numerosas obras apreciadas por um vasto número de leitores. Cada flor é ilustrada por fabulosas fotografias a cores de Patricia Aubertin, tiradas no campo de Malicorne.
Sara Veiga e Teresa Henriques Goulão assinam a tradução desta obra para o nosso idioma.

«O objectivo destas páginas é dar a conhecer um dos domínios mais admiráveis da Natureza: o das flores selvagens dos nossos campos. Estas flores são verdadeiros esplendores acessíveis a cada um de nós. Porém, é possível passar mos toda uma vida sem nunca nos debruçarmos sobre elas para as admirar. Deste modo, passamos ao lado de alegrias que, por certo, se renovam todos os anos. Este prazer requer aprendizagem. Saber reconhecer estas flores exige paciência, mas, por outro lado, revela-se imensamente gratificante, dada a variedade de flores selvagens que se nos apresentam de diferentes formas consoante as fases das suas vidas - e da nossa. Para facilitar esta iniciação, gostaria de partilhar a minha relação pessoal com cada uma destas flores.» Hubert Reeves

Será reeditado no próximo mês Um Pouco Mais de Azul, obra publicada pela primeira vez em 1986.
Alguns outros livros do autor: Malicorne - Reflexões de um observador da natureza (1990); Onde Cresce o Perigo Surge Também a Salvação (2014); O Banco do Tempo que Passa (2018).

Sem comentários: