quinta-feira, 19 de julho de 2018

As mais recentes publicações da Gradiva

O Banco do Tempo que Passa
Meditações Cósmicas
de Hubert Reeves
«Próximo do lago de Malicorne, em frente a um imponente salgueiro que se reflecte na água calma, há um banco de madeira: ‘o banco do tempo que passa’. Sento-me ali para tentar sentir o fino fio de tempo que nos prende ao longo da nossa existência.
Após um momento de silêncio, vêm-me ao espírito pensamentos que prolongam a minha interrogação constante sobre o mundo. A meditação sobre o mundo que simultaneamente me maravilha, me fascina e me inquieta é também uma busca da tranquilidade.
Este livro destina-se a todos os que se interrogam sobre o grande mistério da realidade na qual o nascimento nos pôs a viver durante algum tempo. Quero partilhar aqui as minhas reflexões sobre temas que me são caros. Procuro exprimir o que extraio das minhas experiências de vida e do meu ofício de astrofísico para transmitir, aos que me dão a honra de se interessarem, as minhas convicções íntimas, aquelas que desempenham um papel importante quando temos de julgar uma situação ou tomar uma determinada decisão.
Mas nada nestas páginas é definitivo. Tudo aqui é provisório e a actualizar… continuamente.»

Do mesmo autor:
Íntimas Convicções (Piaget, 1997); Onde Cresce o Perigo Surge Também a Salvação (Gradiva, 2014); Já Não Terei Tempo… - Memórias (Gradiva, 2010).


Misteriosa Chama da Rainha Loana
Romance Ilustrado
de Umberto Eco
Yambo, um abastado alfarrabista de Milão na casa dos sessenta, perdeu parte da memória após um acidente vascular cerebral – lembra-se do enredo de cada livro que leu, de cada verso, mas não se lembra do próprio nome, não reconhece as filhas nem a mulher e a infância e a família estão envoltas em névoa.
Numa tentativa de recuperação de si próprio, Yambo decide voltar à casa de campo da sua infância, onde descobre livros, álbuns de banda desenhada, revistas e discos de uma época distante. Começa aí uma viagem em busca do tempo perdido, povoada de imagens e personagens ora fictícias, ora reais, mas todas importantes para a redescoberta de si.
É assim que as suas memórias vão sendo recuperadas, e o passado vai surgindo diante dos seus olhos como uma banda desenhada.
A Misteriosa Chama da Rainha Loana é um romance profusamente ilustrado, fascinante, nostálgico, divertido e emocionante, do incomparável Umberto Eco.

Do mesmo autor:
Número Zero (Gradiva, 2015); Baudolino (Gradiva, 2016); A Ilha do Dia Antes (Gradiva, 2017); O Signo (Presença, 2017); Semiótica e Filosofia da Linguagem (Piaget, 2001); Confissões de um Jovem Escritor (Livros Horizonte, 2012)


Um Passado Imprevisível
de Ernesto Rodrigues
Regressado a Budapeste e ao convívio com um velho professor universitário, vê-se o herói em busca do passado – imprevisível. O que sabemos da vida que julgamos ter vivido, se nem sempre assistimos às consequências dos nossos actos? Conhecemos quem está ao nosso lado? Não será cada passo condicionado por outrem?
Sujeito renascendo entre dois mundos – Hungria e Moçambique –, cujas feridas saram em encontros felizes, são também os perigos de hoje (violência, arbítrio, tráfico de crianças...) crua e subtilmente desvelados, nesta terra de verdade que é a ficção.

Do mesmo autor:
Uma Bondade Perfeita (Gradiva, 2016); Passos Perdidos (Âncora, 2014); O Romance do Gramático (Gradiva, 2011); Verso e Prosa de Novecentos (Piaget, 2010).



Da Ciência ao Amor
Pelo esclarecimento espiritual
de Luís Portela
O século passado registou grande desenvolvimento nas áreas científicas e tecnológicas, possibilitando, por exemplo, um grande conhecimento do corpo humano, com um enorme aumento da esperança média de vida à nascença. Vive-se mais tempo e com muito mais conforto material. Contudo a área espiritual foi pouco estudada, verificando-se algum desequilíbrio na postura de muitas pessoas, mais focadas no mundo físico, no ter e no parecer, e menos atentas aos valores universais, ao ser, à vida espiritual.
Fazendo um ponto da situação da evolução científica em algumas áreas normalmente incluídas na fenomenologia parapsicológica, o autor defende o seu aprofundamento, para que os seres humanos se conheçam melhor, criando condições para aproveitarem todas as suas potencialidades. Nesse sentido, faz algumas reflexões na área da espiritualidade e cruza conhecimentos, admitindo que o esclarecimento espiritual poderá proporcionar um crescente respeito pelo outro, nas suas diversas formas, evoluindo até uma postura de harmonia e de amor incondicional.
Um livro de desenvolvimento pessoal para leitores que não se contentam com o materialismo das sociedades desenvolvidas e querem ir mais longe no conhecimento de si.

Do mesmo autor:
O Prazer de Ser (Gradiva, 2015); Serenamente (Gradiva, 2014); Ser Espiritual (Gradiva, 2013); Encarar a Realidade (Asa, 2007).



Hereges!
Os Assombrosos (e Perigosos) Primórdios da Filosofia Moderna
de Steven Nadler e Ben Nadler
Esta narrativa gráfica divertida e esclarecedora conta a empolgante história dos pensadores do século XVII que desafiaram a autoridade – às vezes arriscando a exclusão, a prisão e até a morte – para estabelecer as bases da filosofia e da ciência modernas e ajudar a inaugurar um novo mundo. Com diálogos magistrais e ilustrações sugestivas, Hereges! proporciona uma introdução única ao nascimento do pensamento moderno em banda desenhada – inteligente, elegante e muitas vezes divertida.
Os seus protagonistas são filósofos e cientistas questionadores e controversos como Galileu, Descartes, Espinosa, Locke, Leibniz e Newton, que mudaram de forma substancial a maneira como vemos o mundo, a sociedade e a nós mesmos, pondo tudo em causa, desde a ideia de que a Terra é o centro do Universo à noção de que os reis têm o direito divino de governar. Mais apegados à razão do que à fé, esses pensadores defenderam novas perspectivas, encaradas como escandalosas, sobre a natureza, a religião, a política, o conhecimento e a mente humana.
Hereges! conta a história das ideias, vidas e tempos desses pensadores de uma maneira diferente e cativante. Acompanhando por toda a Europa as viagens e exílios desses vultos, a narrativa descreve os encontros e confrontos entre si – assim como os confrontos com as autoridades religiosa e régia – relatando os momentos-chave de um dos mais brilhantes períodos da história da filosofia e da ciência modernas.



Os Anos Trump
O Mundo em Transe
de Eduardo Paz Ferreira
Trinta anos depois da queda do Muro de Berlim, o governo sueco reiniciou uma prática que havia suspendido: a publicação de um opúsculo entregue a todos os suecos e traduzido em 13 línguas, online, intitulado Se Chegar a Crise ou a Guerra, que procura ser um manual de sobrevivência. Mesmo admitindo que a Suécia não é o país em maior risco, impressiona a percepção do seu governo de que tornamos a viver num mundo perigoso, de muitas incertezas. Algumas já existiam antes da presidência Trump, mas outras são consequência dela ou foram por ela substancialmente reforçadas.
O livrinho em causa contém uma importante advertência aos cidadãos: caso ouçam a notícia de que foram dadas ordens para cessar a resistência, trata-se de fakenews (uma falsa notícia) e devem continuar a luta.
É este o aviso que aqui também assumimos: não nos renderemos.

Do mesmo autor:
Da Europa de Schuman à Não Europa de Merkel (Quetzal, 2014); Encostados à Parede (Quetzal, 2015); Por uma Sociedade Decente (Marcador, 2016).

Sem comentários: