quarta-feira, 11 de julho de 2018

Reeditada biografia da Rainha Mariana Vitória de Bourbon


Chegará às livrarias no dia 13 o livro chancelado pela Temas e Debates Mariana Vitória de Bourbon – A Rainha Discreta, a primeira a única biografia de uma rainha consorte que foi regente e promotora da paz.
Exemplarmente escrita e estruturada, este livro de Paulo Drumond de Braga, que agora é reeditado (em 2014 foi publicado pelo Círculo de Leitores), revela a vida desta Rainha que viveu entre Espanha e Portugal e que ajudou a evitar uma guerra entre as duas monarquias ibéricas.

Sinopse
D. Mariana Vitória de Bourbon (1718-1781), mulher de D. José I, rainha consorte de Portugal, era filha de Filipe V de Espanha e de Isabel Farnesio. Viveu na corte de Versalhes, pois a sua mão esteve prometida a Luís XV, rei de França.
Casou aos 10 anos de idade por procuração em Madrid com o herdeiro da coroa portuguesa, futuro D. José I. O casamento foi consumado quatro anos depois, no dia em que completou 14 anos de idade. Foi mãe de quatro filhas, uma delas a futura D. Maria I.
Mulher decidida, prudente, sensata, devota, esmoler e culta, adorava divertir-se na caça, na equitação, nas touradas, na música e em jogos diversos ao uso do seu tempo. D. José I, que nela confiava plenamente, encarregou-a duas vezes do governo do reino. Conselheira de sua filha, a rainha D. Maria I, passou um ano em Espanha ajudando a selar a paz entre as duas monarquias ibéricas.

Do mesmo autor, entre outros, encontram-se publicados os livros:
D. Pedro II. Uma Biografia (2006)
A Princesa na Sombra. D. Maria Francisca Benedita (1746-1829) (2007)
O Príncipe D. Afonso (2012)
D. Maria (1521-1577) (2012)
D. Pedro III. O Rei Esquecido (2013)
Nas Teias de Salazar (2017)

Sem comentários: