Romancista e dramaturgo, Mikhaíl Bulgákov nasceu em Kiev, em 1891, e morreu em Moscovo em 1940. Estudou Medicina e durante a Primeira Guerra Mundial trabalhou em vários hospitais. Das suas obras destacam-se A Guarda Branca, Coração de Cão e O Mestre e Margarita, publicado postumamente em 1966. Esta última obra, veio a ser reeditada 15 vezes na Rússia e traduzida para cerca de 180 línguas. Foi adatpada para televisão, cinema, teatro, etc.
Escrito em segredo e publicado vinte e seis anos após a sua conclusão, O Mestre e Margarita sobreviveu à censura e ao silêncio para se tornar uma obra universal - um triunfo póstumo da imaginação sobre a repressão. O romance, traduzido diretamente do russo por Nina Guerra e Filipe Guerra, ganha uma nova edição com o selo da Presença. Nas livrarias a 20 de Agosto.
Texto sinóptico
Um gato falante, um demónio que lança Moscovo no caos, um escritor perseguido pelo sistema e um romance proibido sobre a vida e a morte de Jesus. Tudo isto - e muito mais - se entrelaça em O Mestre e Margarita, obra-prima alucinante de Mikhaíl Bulgákov, escrita à sombra da censura e apenas revelada ao mundo décadas após a morte do autor.
Numa Moscovo mergulhada em paranóia e mediocridade, o Diabo - disfarçado de professor estrangeiro - chega para expor o ridículo dos homens e reescrever a ordem do mundo. Paralelamente, o Mestre - um escritor destruído pela repressão - luta pela sobrevivência do seu romance proibido.
quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Clássico russo «O Mestre e Margarita», de Mikhaíl Bulgákov, ganha nova edição
publicado por Miguel Pestana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário