Entre os lançamentos a sair no próximo mês pelas Edições ASA, o grande destaque vai para o romance de estreia da escritora Annika Norlin. Esta obra, de 2023, recebeu os dois prémios literários mais importantes da Suécia e é o maior bestseller sueco desde o fenómeno Um Homem Chamado Ove, de 2012. A Colónia é uma obra “admirável” e “de um delicado equilíbrio”, segundo a crítica do The New York Times. Traduzido em 15 países, vai ser adaptado a série televisiva.
Emelie está farta da cidade, das revistas onde é freelancer, das noitadas, dos colegas. Sempre odiou a vida ao ar livre, mas os sintomas de burnout levam-na a refugiar-se na floresta. Monta a tenda, desliga o telemóvel, esconde-se no silêncio.
Mas a jornalista dentro dela volta a despertar quando descobre naquela paisagem remota um estranho grupo: sete pessoas, homens e mulheres, de diferentes idades e etnias, que se deitam à sombra de um abeto gigante, mergulham nus no lago, se acariciam, dançam. Quem são eles? Serão felizes? Farão parte de uma seita? Intrigada, Emelie começa a escrever.
Um dia, ao conhecer o mais jovem do grupo, debate-se com um dilema. Não deveria ela denunciar às autoridades A Colónia, onde aquele adolescente cresce sem contacto com a civilização, ou escola, cuidados de saúde, amigos da sua idade…?
O Barracão das Mulheres, de Fermina Cañaveras
María vive uma dupla crise, pessoal e profissional. Há um ano que decidiu afogar as mágoas no álcool, que o chefe perdeu a confiança nela e que ninguém valoriza o seu trabalho de investigação no jornal; e, como se isso não bastasse, o seu relacionamento está por um fio.
De resto, encontra-se ainda embriagada quando uma manhã recebe um telefonema em que a mãe lhe anuncia a morte da avó que, no período da guerra civil espanhola, escondeu imensos militantes comunistas na sua pensão e se tornou uma das mulheres mais importantes da vida de María. É no velório que esta descobre uma mulher idosa e franzina que não conhece mas que deixa a sua mãe estranhamente inquieta. Ao perguntar de quem se trata, fica a saber que se chama Isadora, mas percebe de imediato que existe entre ambas um segredo incómodo.
Tentando endireitar a vida, María pensa então fazer uma pesquisa sobre a vida aventurosa da sua avó. Porém, quando procura documentos, encontra a foto de uma mulher com uma tatuagem no peito...
Esta Estranha e Acidentada História, de Claire Messud
Em junho de 1940, Paris cai nas mãos dos alemães e Gaston Cassar, destacado como adido naval na Grécia, despede-se da mulher que ama desesperadamente e dos filhos pequenos, confiando que voltarão a reunir-se depois da guerra. Mas escapar à morte na II Guerra Mundial não é o mesmo do que sair ileso. A família nunca mais voltará a ser unida.
Ao longo das sete décadas que se seguem, de 1940 a 2010, três gerações da família Cassar viverão em modo itinerante numa busca vã por uma pátria. O patriarca Gaston e a sua mulher Lucienne aprofundam o mito de um amor perfeito que os sustenta mas sufoca os filhos, François e Denise. É Chloé, filha de François, quem mais acredita na força pacificadora da recuperação do passado comum.
Inspirada nas vidas tumultuosas dos seus antepassados, Claire Messud abre-nos uma janela privilegiada para a complexidade da alma mediterrânica no mundo contemporâneo.
Na origem da sua criação estão os inesquecíveis Cassar, uma família nascida no lado errado da História.
Ilha da Mulher Adormecida, de Arturo Pérez-Reverte«Pressionou o corpo contra o dele; e Jordán, com a roupa molhada, acolheu-a nos braços, apertando-a com força.– Maldito sejas, capitão Mihalis – sussurrou ela de repente.Ele demorou um momento a compreender.– Sim – disse, por fim.Levantou o rosto para contemplar a abóbada celeste, que parecia ter descido para se instalar à volta deles, envolvendo--os até ao fim dos tempos. Como se estivessem sozinhos na última noite do mundo.»Estamos em 1937 e a guerra civil grassa em Espanha. O marinheiro mercante Miguel Jordán Kyriazis chega ao Líbano, onde a sua vida toma um rumo inesperado. É encarregado de uma missão clandestina que visa atacar as embarcações soviéticas que transportam ajuda militar para os republicanos. Será o seu primeiro ato como marinheiro de guerra.
A base de operações está instalada numa pequena ilha no Mar Egeu, propriedade do excêntrico Barão Katelios e da sua sedutora mulher. Entre eles e Miguel forma-se um triângulo amoroso tão perigoso quanto o xadrez humano que o rodeia.
Espiões, mercenários, rebeldes e operacionais do regime... o destino jogando-se a cada dia, insidioso, inabalável...Conhece aqui os livros a publicar em Setembro pela Casa das Letras (LeYa)
terça-feira, 26 de agosto de 2025
ASA lança em Portugal «A Colónia», o fenómeno literário sueco que está a conquistar os leitores
publicado por Miguel Pestana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário