quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Mieko Kawakami em destaque na rentrée literária da Casa das Letras

Em Setembro, a Casa das Letras, chancela da LeYa, vai publicar dois romances de autoras japonesas (o segundo título de Mieko Kawakami e a estreia de Nanako Hanada), um de um escritor francês em que ele é o personagem principal, e da Alemanha chega um retrato da mais carismática imperatriz europeia.


Sinopse

Fuyuko Irie é uma revisora de textos freelancer com trinta e poucos anos. Trabalhando e vivendo sozinha numa cidade onde não é nada fácil estabelecer novas relações, não contacta com ninguém regularmente além da sua editora, Hijiri, uma mulher da sua idade, mas com uma disposição muito diferente.
Quando repara no seu reflexo na montra de uma loja de Tóquio, depara-se com uma mulher cansada e sem espírito, que não conseguiu assumir o controlo da sua própria vida. A sua única fonte de consolo: a luz. Todas as vésperas de Natal, Fuyuko sai para vislumbrar as luzes que preenchem a noite de Tóquio.
Mas é um encontro casual com um homem chamado Mitsutsuka que desperta algo de novo nela. E assim a sua vida começa a mudar. À medida que Fuyuko começa a ver o mundo sob uma luz diferente, memórias dolorosas do seu passado começam a ressurgir. Fuyuko precisa de ser amada, ouvida e vista. Mas vivendo num pequeno mundo criado por si, será que encontrará forças para derrubar os muros que a cercam?
Todos os Amantes da Noite é um retrato perspicaz, divertido e envolvente; fará os leitores rir e chorar, mas também recordar que, como só os melhores livros mostram, há dores que valem a pena.

Mieko Kawakami é a aclamada autora do bestseller internacional Seios e Óvuloso seu primeiro romance a ser traduzido para português, em 2023. Nascida em Osaka, Japão, Kawakami estreou-se na literatura como poetisa e publicou a sua primeira novela, My Ego, My Teeth, and the World, em 2007. Os seus livros, traduzidos em mais de 20 línguas, são conhecidos pelas suas qualidades poéticas, pela sua visão do corpo feminino e pela sua preocupação com a ética e a sociedade moderna. Kawakami recebeu inúmeros prémios literários internacionais, nomeadamente o Prémio Akutagawa, o Prémio Tanizaki e o Prémio Murasaki Shikibu. Vive em Tóquio.



Sinopse

A vida de Nanako Hanada não só estagnou - bateu mesmo no fundo.
Recentemente separada do marido, vive entre camas de hotéis alugadas à hora, pequenos cafés com Internet ou no chão de livrarias. O trabalho também não está melhor — as vendas na excêntrica livraria Village Vanguard, em Tóquio, que ela gere, estão a cair a pique. À medida que a vida de Nanako se desmorona, ler livros é a única coisa que a mantém viva.
Até que se inscreve num site de encontros que oferece 30 minutos com alguém que nunca voltará a ver. Apresentando-se como uma «livreira sexy», propõe-se a recomendar o livro perfeito em troca de um encontro. No ano que se segue, Nanako conhece centenas de pessoas, algumas das quais procuram mais do que apenas um livro…
Confissões de Uma Livreira é uma ode ao prazer da leitura. Oferecendo um vislumbre do mundo livreiro no Japão e do lado mais excêntrico de Tóquio, esta é uma história sobre como os livros nos ajudam a criar laços com os outros — e a reencontrarmo-nos.

Nanako Hanada nascida em1979, é livreira em Tóquio. O seu primeiro livro, Confissões de Uma Livreira, tornou-se um inesperado e inspirador bestseller e livro de culto japonês que vendeu 80 mil exemplares, tendo sido igualmente adaptado para uma série de televisão. Os direitos autorais permitiram a Nanako abrira sua própria livraria, Kani Books, em Tóquio.



Sinopse

Na esplêndida e perigosa paisagem do Lago Léman, à sombra das montanhas circundantes, um escritor de renome morre, deixando um manuscrito. O seu nome é Marceau Miller. A sua vida foi construída sobre uma mentira. O seu último romance será a sua confissão.
Do cume do Dent du Vélan, uma silhueta contempla o seu corpo esmagado no chão.
Marceu Miller, nascido provavelmente em 1978, é argumentista de televisão e escritor. Mas esta é a primeira vez que escreve um romance com esse nome. Vive em França e regressa regularmente à região do Lago Léman, que exerce sobre ele um forte fascínio. 
O Mistério de Marceau Miller é um fenómeno literário que já se tornou um sucesso de vendas em vários países.

Existem homens que arriscam constantemente a vida. Marceau Miller é um deles. Assombrado pela memória da sua irmã, desaparecida vinte anos antes, tornou-se um escritor de sucesso, com uma vida aparentemente perfeita. Ele próprio, é o personagem principal do seu romance de estreia. É de nacionalidade francesa e regressa regularmente ao Lago Genebra, uma região que o fascina profundamente. 



Sinopse
Sissi é um romance incontornável sobre uma mulher contraditória, o seu fascínio, os seus anseios, o seu poder de manipulação e a sua força destrutiva. Quando Elisabeth (Sissi) se torna Imperatriz da Áustria através do casamento, entra num mundo estritamente regrado, cheio de convenções rígidas e receções aborrecidas. Só consegue respirar quando está em viagens prolongadas ou quando fica no seu castelo húngaro, Gödöllő, onde pode levar uma vida sem restrições e perseguir a sua maior paixão: a caça com cavalos selvagens.
Nenhum fosso é demasiado largo para a imperatriz, nenhum obstáculo é demasiado perigoso. Sissi é uma das melhores e mais imprudentes cavaleiras do seu tempo, admirada pelo lendário cavaleiro de caça e jóquei Bay Middleton e não apenas pelas suas habilidades de equitação.
Durante uma estadia em Gödöllő, Sissi convida a sua sobrinha Marie Wallersee, perita em equitação e esgrima, para a acompanhar. Filha de uma atriz, Marie não se enquadra bem na posição da imperatriz, mas Sissi vê nela um alter-ego mais livre e faz dela uma confidente próxima. Marie, de 18 anos, sucumbe rapidamente aos braços da tia imperial e fica muito feliz por ajudá-la no seu papel de cavaleira apaixonada e de femme fatale.
Sissi, habituada a ser o centro das atenções, procura um marido para a sua jovem rival, dando início a um jogo de sedução e traição.

Karen Duve nasceu em Hamburgo, em 1961. Os seus livros de ficção e de não-ficção tornaram-se bestsellers traduzidos para diversas línguas. Taxi foi adaptado ao cinema e protagonizado por Peter Dinklage. Recebeu o Prémio Literário de Kassel, em 2017, na categoria de Humor Grotesco, o Prémio de Literatura Düsseldorfer, o Prémio Soluthurner Literatur e o Prémio de Literatura Carl-Amery em 2019 pela sua obra multifacetada.

Sem comentários: