domingo, 31 de agosto de 2025

Rentrée literária ganha brilho com o novo romance de Yasmina Reza

Em seguida, eis alguns livros lançados em Agosto por chancelas do Grupo BertrandCírculo e títulos de novas obras a publicar na rentrée literária, com destaque para o mais recente romance da escritora e actriz francesa Yasmina Reza, actualmente com 66 anos. Récits de certains faits, de seu título original, é um romance (a publicar pela Quetzal Editores) que adquire a forma de testemunhos em tribunal, uma obra meditativa e comovente que examina, através da cidade de Veneza, os "momentos difíceis" de casais e as relações interpessoais.

Através de testemunhos na barra dos tribunais, Relato de Certos Factos explora a discrepância que existe entre a experiência vivida e a natureza da Justiça. Yasmina Reza, uma das figuras mais conhecidas das artes do palco francesas, cria na página uma espécie de teatro do real, em que examina, justamente através dos procedimentos em tribunal, as limitações do amor nas relações humanas e a possibilidade de violência que não raras vezes se encontra à flor da pele. Um livro meditativo e tão comovente quanto inesperado.


Danielle Steel
, autora consagrada e uma presença constante nos tops de vendas portugueses e mundiais, está de volta com Jogos Perigosos, um romance de cortar a respiração sobre escândalos políticos, corrupção, amor e coragem na Casa Branca.


Verde Brilhante
apresenta-se como um contributo decisivo para repensar o papel das plantas na vida do planeta e na sobrevivência da humanidade. A partir de questões fundamentais, como a capacidade comunicar inerente às plantas, os autores Stefano Mancuso e Alessandra Viola demonstram que estes organismos, frequentemente vistos como insensíveis e imóveis, possuem capacidades que se aproximam das dos animais.


Durante séculos, os contos de fadas foram passados de geração em geração. O que escondem por trás da sua linguagem simbólica e porque continuam a falar, com tanta força, ao coração das crianças? Em A Psicanálise dos Contos de Fadas, o psicólogo e educador Bruno Bettelheim mergulha no imaginário popular para mostrar como estas narrativas universais são instrumentos essenciais para o crescimento. Este é um clássico intemporal sobre a importância da imaginação e do poder das narrativas. Um livro fundamental que devolve aos contos o lugar central que sempre ocuparam: o de guiar emocional e moralmente para a infância e o de mostrar alguns ecos daquilo que, no fundo, significa ser humano. 


Aumentar a concentração, ultrapassar bloqueios, melhorar a intuição e a capacidade da memória são algumas das propostas de Aprender depressa e bem, obra que tem como base a neurociência e a psicologia cognitiva. Barbara Oakley e Olav Schewe criaram um manual muito completo com técnicas para melhorar a habilidade para aprender, seja qual for a matéria, e permitir tirar o melhor partido do cérebro. Um livro indicado para estudantes, profissionais em áreas intelectuais ou que exigem multitasking e, claro, curiosos e interessados em melhorar as suas capacidades cognitivas.


O trabalho tornou-se parte central da nossa vida. Horários prolongados, e-mails fora de horas e reuniões virtuais sem fim. Por isso, reencontrar um propósito e harmonia no mundo frenético do trabalho moderno nunca foi tão necessário. Trabalhar como Um Monge oferece ferramentas para repensar a natureza capitalista e competitiva do mundo empresarial. Esta obra de Shoukei Matsumoto, considerado uma das figuras mais carismáticas do pensamento budista contemporâneo, pre
tende ser um antídoto para o ritmo fragmentado da vida contemporânea. Ao propor práticas inspiradas na disciplina budista, o autor de 
Manual de um Monge Budista para Limpar a Casa e a Mente (2020) e Mente Tranquila (2022) oferece as ferramentas necessárias para transformar o ruído diário em harmonia, e devolver sentido ao tempo que passamos a trabalhar. 


Inusitado, original, inovador, Portugal de Morte a Sul abre as portas ao tema da morte de uma perspetiva ainda pouco explorada no nosso país. Algures entre o guia de viagens e o ensaio sobre a mortalidade, este livro aborda a temática da morte de uma perspetiva ainda pouco explorada em Portugal. Procurando um diálogo com a morte nos espaços que ela domina, a obra oferece a oportunidade de o leitor explorar lugares associados à morte no espaço nacional, refletindo sobre a ideia de que, um dia, nós próprios passaremos para o lado de lá.

Rafaela Ferraz é escritora e investigadora independente. Licenciada em Criminologia e Mestre em Medicina Legal pela Universidade do Porto, é coautora do livro Death and Funeral Practices in Portugal (2022).


Com mais de 300 mil exemplares vendidos em Itália, Tu Não és os Teus Pais aborda ass relações familiares e o trauma intergeracional, temas de uma relevância e atualidade tão prementes quanto universais. O trauma é passado de geração em geração, criando uma dinâmica intergeracional de ressentimento e dependência que pode realmente envenenar a tua vida. Contudo, é possível pôr-lhe um travão e passar a fazer escolhas verdadeiramente nossas. Este livro oferece as ferramentas de que necessitas para te libertares de padrões autodestrutivos e de legados misteriosos que criam obstáculos sem fim. Maria Beatrice Alonzi é mestre em Análise Comportamental e divulgadora de ciência com forte presença nas redes sociais.  

Sem comentários: