terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Novos livros para adultos com o selo Kalandraka

Um livro de contos e um ensaio sobre Ecologia. Estas são duas das mais recentes publicações de ficção para adultos da Kalandraka.

Os Anjos Não Morrem e Tu Morreste Duas Vezes

Mulheres que sonham ser avós e outras que nem tanto. Um amor refém de um início. Uma menina-mulher de luto à espera de um sinal. Duas vidas cristalizadas numa famosa ópera de Wagner. Um vestido em suspenso para uma estreia...
O quotidiano serve de inspiração a esta antologia de contos em que nada acontece por acaso. Entre a denúncia do trabalho precário, a defesa do envelhecimento digno e da saúde mental, celebram-se as amizades cúmplices, a arte e a natureza; ao mesmo tempo que se desvelam sonhos interrompidos, encontros fortuitos ou as singelas peripécias do destino e da devoção.
A prosa visual e sensorial de Marta Duque Vaz dá corpo, ora com humor ora com melancolia, a toda uma mundividência de diferentes gerações de mulheres, cujas histórias, plenas de humanidade, prometem resgatar o leitor da indiferença e deixá-lo no limbo da inquietação.


Zoocities - Animais Selvagens na Cidade

Raposas a passear nos jardins de Londres, javalis pelas ruas de Berlim, leopardos no centro de Bombai, coiotes nos estacionamentos de Nova Iorque… Expulsos de habitats cada vez mais hostis, fruto da poluição, da urbanização excessiva e das alterações climáticas, os animais selvagens têm vindo a fixar-se nas cidades, em busca de alimento e refúgio.
Perante este fenómeno surpreendente e galopante, ocorre perguntar: o que aconteceria se eles se instalassem em massa nas cidades? Acolhê-los a todos parece impensável. Rejeitá-los, impossível. Exterminá-los seria cruel e perigoso para os equilíbrios ecológicos. O que fazer então?
A partir de uma abordagem investigacional, entre diferentes disciplinas, experiências e fronteiras sobre a natureza da cidade e a crise do selvagem, a filósofa social Joëlle Zask propõe um exercício engenhoso: imaginar uma cidade que já não seria pensada contra eles, nem para eles, mas com eles. Em tempos de grandes transtornos ecológicos, seria de facto possível construir uma nova arca de Noé?

Alguns outros títulos da colecção: Ou, O Último Dia da Terranova, As Meninas-Prodígio, Tie-Break.

Sem comentários: