«Encontramo-nos nas mãos da Divina Providência» - Biografia espiritual do Beato Carlos da Áustria é uma das mais recentes publicações lançadas pela Paulus Editora. A obra é da autoria de Ricardo Figueiredo (n. 1990), presbítero desde 2015 e actualmente pároco de Óbidos e diretor espiritual de vários jovens. O Pe. Ricardo Figueiredo, Doutor em Teologia Sistemática, é também autor das biografias espirituais de Clare Crockett, São de Alenquer, Luiza Andaluz e de São José Sánchez del Rio, além de Um "Santo" Surfista, entre outros títulos, todos publicados também pela Paulus.
Referir que em 2018, foi dada à estampa a obra juvenil, escrita pelo Padre João Vergamota e ilustrado por Mercês Gil, O Santo Rei, sobre a vida do último Imperador da Áustria, falecido em 1922 no Funchal, e cujo sepulcro se encontra na Igreja Paroquial de N. ª S. ª do Monte.
«Desde o início, o imperador Carlos concebeu o cargo que ocupava como um serviço sagrado aos seus povos. A sua principal preocupação consistia em seguir a vocação do cristão à santidade também na sua ação política. Por este motivo, o seu pensamento estava orientado para a assistência social. Que ele constitua um exemplo para todos nós, sobretudo para aqueles que hoje ocupam lugares de responsabilidade política na Europa.»João Paulo II
Homilia na Missa de beatificação de Carlos da Áustria, 3 de outubro de 2004
quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Biografia espiritual do Beato Carlos da Áustria é publicada pela Paulus Editora
Fundação Francisco Manuel dos Santos publica dicionário de emblemas de Portugal
De Miguel Metelo de Seixas, autor de Quinas e Castelos: Sinais de Portugal (2019), a Fundação Francisco Manuel dos Santos volta a publicar Emblemas de Portugal. Na área da heráldica, o investigador, doutorado em História, conta com mais de uma centena de publicações.
Ao longo dos seus nove séculos de existência enquanto comunidade política autónoma, Portugal foi criando diversos emblemas visuais capazes de simbolizar esta sua condição. Tais emblemas tiveram uma função congraçadora.
Alguns destes emblemas visuais beneficiavam de uma natureza formal, dimanando dos órgãos de poder, como era nomeadamente o caso da heráldica. Outros, pelo contrário, provinham de forma mais espontânea de diferentes sectores da sociedade, alastrando por vias informais. Todos, contudo, preenchiam funções similares no que toca à construção de uma identidade colectiva portuguesa.
O presente livro assume-se como um estudo dos diferentes tipos de imagens usadas para este efeito ao longo dos séculos, organizados segundo verbetes por ordem alfabética. É, assim, um dicionário de emblemas de Portugal, desde o anjo custódio até ao Zé-Povinho, passando pelas cores (branco, azul, verde, vermelho, isoladas ou em conjugação), pela bandeira, pela heráldica (em diversas componentes), pela Constituição, pela coroa, pelo cravo vermelho, por diversas cruzes, pelo dragão, por efígies e figuras alegóricas, por empresas, pela esfera armilar, por figuras ilustres, pelo galo de Barcelos, por logótipos, pela moeda, por Nossa Senhora, pelas ordens honoríficas. Todas juntas, estas imagens formam o fundo visual identificativo de Portugal.
terça-feira, 26 de novembro de 2024
Acaba de ser publicado em Portugal o romance vencedor do Booker Prize 2022
O romance vencedor do International Booker Prize em 2022 é a grande aposta da editora Narrativa para este mês.
Com tradução portuguesa assinada por Constança Paiva Boléo, Túmulo de Areia marca a estreia de Geetanjali Shree em Portugal. Esta escritora e historiadora indiana, nascida em 1957, é autora de vários contos e de três romances. O seu romance de estreia, Mai, foi selecionado para o Crossword Book Award em 2001 e a tradução do mesmo para o inglês obteve grande sucesso; posteriormente, a obra ganhou traduções para vários idiomas, incluindo o sérvio, coreano, alemão e o francês. Mas o livro que catapultou esta autora que vive em Nova Delhi para o estrelato internacional foi Ret Samadhi (2018), traduzido para a língua inglesa como Tomb of Sand por Daisy Rockwell.
Em 2022, Tomb of Sand tornou-se o primeiro romance em língua hindi indicado para o International Booker Prize. Venceu e agora chega aos leitores portugueses.
A história está dividida em 3 partes e contém quase 500 páginas (a editora disponibiliza, para leitura imediata, as primeiras 30 páginas do livro, aqui)
Referir que Geetanjali Shree foi integrada numa lista da BBC como uma das mulheres mais inspiradoras e influentes de 2022 no mundo.Texto sinóptico
Um protesto urgente e envolvente contra o impacto destrutivo das fronteiras, sejam estas entre religiões, países ou géneros.
No norte da Índia, uma mulher de 80 anos entra em depressão profunda após a morte do marido, mas recupera as forças para viver uma nova vida. A sua determinação em ir contra as convenções confunde a filha boémia, que está habituada a considerar-se a mais moderna das duas.
Para consternação da família, Ma insiste em viajar para o Paquistão, confrontando-se com o trauma não resolvido das suas experiências de adolescente durante a Partição. Apesar da seriedade das suas temáticas, o estilo elegante e o jogo de palavras exuberante de Geetanjali Shree asseguram que Túmulo de Areia mantém um tom divertido — e completamente original — até ao final.
Novo livro de Brian Tracy entre as novidades da editora Bookout
O novo livro bestseller do autor do consagrado Defina e Atinja os Seus Objetivos é a grande aposta da editora Bookout para este mês. Brian Tracy dá palestras e seminários sobre Liderança, Vendas, Autoestima, Objectivos, Estratégia, Criatividade e Psicologia do Sucesso, que produzem mudanças imediatas e resultados duradouros. As 32 Leis Universais do Dinheiro e do Sucesso é o título da novíssima obra deste autor canadiano de sucesso, actualmente como 80 anos.
Personalização em Marketing é um livro que orienta os gestores sobre como criar valor através da personalização de cliente nas suas ações de marketing, da autoria de Mark Abraham, sócio sénior da BCG, e David C. Edelman, autor que tem mais de três décadas de experiência na área da personalização e, actualmente, professor sénior na Harvard Business School.
Nunca como agora houve tantas oportunidades e capacidade para viver mais tempo, ganhar mais dinheiro e alcançar o sucesso. os únicos limites são aqueles que impomos a nós próprios pela forma como pensamos e pelas ações que tomamos (ou não tomamos).
Brian Tracy, defende que cada um de nós possui um extraordinário potencial que pode aprender a explorar seguindo as ideias, os métodos e as técnicas que tem ensinado a milhões de pessoas em todo o mundo.
São 32 princípios de sucesso comprovados que ajudam a desenvolver uma mentalidade de sucesso e a alcançar mais rapidamente os objetivos e a vida que cada um de nós deseja intensamente. Pode assim cumprir o seu destino de felicidade eprosperidade durante a vida ativa.Num mundo em que os consumidores esperam cada vez mais experiências personalizadas - instantaneamente e sem falhas - a personalização tornou-se um imperativo estratégico das empresas. Aquelas que têm sucesso,envolvem-se com os clientes em cada passo da sua jornada e, através do poder da IA, repensam as sua soperações e libertam a criatividade das suas equipas para afinar cada interação, tornando a personalizaçãoum elemento crítico na definição da estratégia empresarial, em cinco dimensões chave:
- Dar Poder ao cliente e compreender as necessidades;
- Conhecer e ganhar a confiança do cliente;
- Alcançar o cliente no canal e no momento certo;
- Mostrar e adaptar os conteúdos exclusivos relevantes;
- Satisfazer e tornar a experiência do cliente mágica.
Outras publicações recentes da Bookout:
Para aqueles que se sentem insatisfeitos e presos num sistema e são incapazes de concretizar os seus sonhos,este livro desvenda a mentalidade por detrás do hacking. A metodologia de Hacker Mindset pode ser utilizada em qualquer situação para ultrapassar obstáculos e identificar o caminho mais rápido para o sucesso.Com base na sua experiência em cibersegurança, Garrett Gee (consultor e orador frequente em prestigiadas conferências sobre segurança da informação em temas sobre Sigilo e Privacidade) descreve como as nossas capacidades inatas de hacker podem fazer frente aos esforços da sociedade para nos fazer uma lavagem de preguiça ao cérebro e oferece aos leitores conselhos práticos sobre como a contrariar e vencer.
Para quem pretenda subir na hierarquia empresarial, deixar o emprego, iniciar o seu próprio negócio ou obtermaior liberdade na sua vida, Hacker Mindset é um guia essencial para quebrar os sistemas estabelecidos e desbloquear o máximo potencial de cada um de nós.A psicologia do desporto ao serviço da atitude mental para alcançar o máximo rendimento em todos os domínios da vida.
São possíveis picos de rendimento saudáveis e consistentes? Se sim, como? Qual o segredo? Quais são os princípios subjacentes ao alto rendimento? Como é que qualquer pessoa os pode adotar às suas vidas?
Este livro de Brad Stulberg (colunista em diversas publicações de referência em temas sobre saúde e ciência do rendimento humano) e Steve Magness (treinador de alguns dos melhores corredores de distância do mundo) explora princípios de atitude mental e aptidão que transcendem capacidades e domínios concretos. Quer esteja a qualificar-se para uma prova desportiva, a inovar no seu trabalho, a iniciar um projeto ou a criar uma obra-prima, muitas das práticas que conduzem ao sucesso e ao alto rendimento são comuns.
Máximo Rendimento explora essa arte; a ciência e a prática da motivação, a excelência orientada para objetivos e a maximização do potencial pessoal visando um tipo de sucesso satisfatório e sustentável.
segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Obra-prima de Machado de Assis, «Memórias Póstumas de Brás Cubas», ganha uma nova edição
Depois de reeditados os títulos Casa Velha e Histórias da Meia-Noite, a editora Narrativa lança este mês no mercado livreiro uma nova edição da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicada originalmente em 1881, da autoria de Machado de Assis, o mais importante escritor brasileiro de todos os tempos. Este livro é considerado uma das maiores proezas do escritor, nascido em 1839, num Rio de Janeiro.
Autor de dez romances, de várias dezenas de contos, centenas de crónicas, algumas peças de teatro, muitos poemas e vários ensaios críticos, Machado de Assis (1839-1908) acompanhou a decisiva transição brasileira da Monarquia para a República. Juntamente com intelectuais e colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras, de que é o presidente perpéctuo.
Sinopse
A história é narrada na primeira pessoa por Brás Cubas, um «autor-defunto», que deseja escrever a sua autobiografia a partir do túmulo. O protagonista é um homem oportunista e egocêntrico que se envolve com Marcela, uma prostituta de luxo, e é amigo de infância de Quincas Borba, até que morre subitamente, deixando muito por dizer.
Nesta obra, Machado de Assis desenvolve um novo estilo e utiliza uma linguagem mordaz que, na época, deixaram os críticos confusos e pouco agradados. Com Memórias Póstumas de Brás Cubas, o autor descarta o discurso linear herdado de Flaubert e Zola para adoptar um estilo livre ao género de Sterne e Maistre.
Com este livro, o autor dá início ao Realismo no Brasil, onde retrata a escravidão, as classes sociais e o positivismo no Rio de Janeiro com pessimismo, ironia e indiferença, sem dispensar uma grande dose de humor ao longo de toda a obra.
Grupo Narrativa lança «Pequenos Mundos e Velhas Civilizações» de Ferreira de Castro
O Grupo Narrativa vai publicar os dois livros de literatura de viagem de uma das maiores vozes literárias portuguesas, Ferreira de Castro, começando pelo célebre título Pequenos Mundos e Velhas Civilizações. Em 2025, será lançado A Volta ao Mundo. Ambas estas obras, há muito esgotadas em Portugal, voltarão a estar disponíveis em duas belíssimas edições da chancela Narrativa.
Referir que Ferreira de Castro (1898-1974) foi, por diversas vezes, proposto para o Prémio Nobel de Literatura.
Texto de apresentação
Nesta notável obra, Ferreira de Castro imprime o seu estilo único de romancista no relato de uma longa viagem pelos confins de países perdidos no tempo.
O leitor terá a oportunidade de acompanhar o percurso do autor, que o levará a países como Rodes, Córsega, Egipto, Cartago, Palestina, Ilha de Monte Cristo, entre muitas outras, sem esquecer as ilhas dos Açores e da Madeira, nos quais o viajante se encontra «empenhado […] na descoberta e desvendamento da experiência histórica e social da humanidade […]».
Em Pequenos Mundos e Velhas Civilizações, Ferreira de Castro celebra o seu interesse por diversas áreas, desde a arte à antropologia, sem esquecer a história. Nas palavras de Jaime Brasil em Ferreira de Castro – A Obra e o Homem: «Interessava-se pelos países minúsculos, como Andorra ou San Marino, as ilhas de civilizações características, como a Irlanda ou a Córsega, tal como se interessa pelos homens humildes e de carácter independente.»
Outra grande novidade deste grupo editorial:
Túmulo de Areia, de Geetanjali Shree - romance vencedor do International Booker Prize em 2022.
Reedição:
Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
sábado, 23 de novembro de 2024
Livro inédito sobre os bastidores da série da Netflix "Rabo de Peixe"
Rabo de Peixe, o livro oficial da série portuguesa mais vista de sempre, é publicado pela Contraponto na primeira semana de Dezembro. Entrevistas e fotografias exclusivas numa obra única que revela os bastidores da série transmitida pela Netflix. Ao conceito original de Augusto Fraga, juntam-se os textos de Helena Ales Pereira e as fotografias de Inês Subtil para edificar um inédito livro-objecto onde é possível descobrir alguns dos segredos por trás do sucesso de "Rabo de Peixe", série protagonizada pelos actores como José Condessa, Helena Caldeira, André Leitão, Albano Jerónimo, Maria João Bastos e André Leitão.
No dia 26 de maio de 2023, estreava, na Netflix, Rabo de Peixe. Dois dias depois, a série portuguesa era número 1 no top nacional da Netflix, onde se manteve ao longo de mais de dois meses, tornando-se assim a série mais vista de sempre em Portugal.
Além-fronteiras, chegou a mais de 190 países e, em mais 38, a história de quatro amigos que tentam escapar ao seu destino alcançou o top das séries mais vistas, acumulando mais de 45 milhões de horas de visualizações, segundo dados divulgados pela empresa em junho deste ano.
Mas como é que se chegou até aqui? Quem são as pessoas que criaram e interpretaram esta história? Como se parte de um acontecimento real para construir uma série de ficção que, em muitos aspetos, foi pioneira em Portugal?
Com recurso a fotografias inéditas, feitas durante as filmagens da primeira temporada de Rabo de Peixe, e a entrevistas à equipa que a produziu e realizou, ao longo de um ano, este livro leva-nos a conhecer os bastidores da série e o respetivo processo de criação. Desde o criador, Augusto Fraga, ao elenco, passando pelo diretor de fotografia, o diretor de arte, os figurinos e a caracterização, a música e os efeitos especiais, entre outros, ficamos a conhecer os segredos por trás do sucesso de Rabo de Peixe.
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Novo livro de Ricardo Belo de Morais gira em torno do «Livro do Desassossego»
Com o selo das Edições Húmus, chegou aos escaparates livreiros no dia 8 deste mês o livro Transição. Neste novo livro-peça de teatro, da autoria de Ricardo Belo de Morais, o escritor e investigador literário regressa ao universo de Fernando Pessoa, através de um diálogo impossível entre Vicente Guedes e Bernardo Soares, os dois autores criados por Pessoa para o Livro do Desassossego.
Seis anos depois da peça de teatro, surge em papel a dramaturgia. A versão original de Transição (agora revista e actualizada) foi estreada em palco em 2018, no Parque dos Poetas, em Oeiras, com as interpretações de Adérito Lopes (Vicente Guedes) e Ruben Garcia (Bernardo Soares), e encenação de António Terra.
Esta peça de teatro retrata a transição entre a fase dois e três do Livro do Desassossego.
A apresentação de Transição, decorrida a 12 de Novembro, na Casa Fernando Pessoa, contou com a presença do investigador pessoano Nuno Ribeiro e a participação dos actores Adérito Lopes e Ruben Garcia.Ricardo Belo de Morais é membro da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2012. Edita, desde 2013, o projecto online de divulgação pessoana "O Meu Pessoa". Orienta, em Lisboa, visitas guiadas ligadas à temática pessoana e presta assessoria, nesta área, a projectos turísticos, empresariais e culturais. É autor dos livros Paixão ou a Batalha contra as Sombras (2007), O Quarto Alugado (2014) e Fernando Pessoa para todas as pessoas (2015).
Texto sinóptico
“Algures no espaço e no tempo”, Vicente Guedes está à mesa de um restaurante. Nela, encontrou Fernando Pessoa em 1913, altura em que começou a revelar-lhe o seu projecto para o Livro do Desassossego. Vicente Guedes escreveu textos para a obra até finais de 1919, sempre em estreito contacto com Fernando Pessoa, que seria o editor. Mas, por razões que lhe são desconhecidas, Guedes está sozinho e sem notícias de Pessoa há já dez anos. Espera o seu Godot que parece nunca mais regressar. E está certo nos seus anseios: quem acaba a aparecer-lhe é Bernardo Soares, que Fernando Pessoa chamou para continuar a obra. Caberá ao semi-heterónimo de Fernando Pessoa explicar a Vicente Guedes as razões do seu afastamento do Livro do Desassossego, num diálogo cheio de imprevistos, com fim imprevisível.
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
HarperCollins apresenta um novo romance de Susan Wiggs
Susan Wiggs, a aclamada autora bestseller do New York Times, está de volta com uma história irresistível sobre uma idílica cidade costeira da Califórnia.
Bem-vindos a Beach Town - traduzido por Fátima Tomás Da Silva - é o décimo primeiro romance publicado em Portugal desta escritora premiada (ganhou três vezes o prémio RITA, o mais importante concedido a uma obra de ficção romântica), com milhões de exemplares vendidos em diversos países.
Os livros de Susan Wiggs (como Toda Uma Vida (2015), Laços de Família (2018), Um Refúgio Junto ao Mar (2021) e A Livraria das Esperanças Perdidas (2022), celebram o poder do amor, os laços atemporais da família e os fascinantes matizes da natureza humana.
«Os leitores irão deliciar-se com o céu ensolarado e o surfe perfeito neste deslumbrante novo romance, mas uma coisa é certa: nesta cidade à beira-mar, há sempre mais a acontecer do que aparenta.» Kristy Woodson Harvey
Sinopse
Cada cidade tinha os seus segredos…
Em Alara Cove, uma idílica cidade costeira da Califórnia famosa pelo ambiente relaxado do surfe, era o dia da graduação na Thornton Academy. Nesta escola, os estudantes eram jovens privilegiados e mimados que viviam em residências protegidas com vistas espetaculares.
No entanto, a melhor aluna da turma tinha sido Nikki Graziola, a filha de um surfista que estudava ali graças a uma bolsa de estudos. Para surpresa de
todos, durante o discurso de graduação, Nikki revelou um segredo que abalou os alicerces de toda a comunidade. À medida que a sua verdade veio à tona, a comunidade teve de enfrentar um ajuste de contas.
A sua nova notoriedade enviou-a para o exílio durante anos. No estrangeiro, alcançou a fama como surfista em competições de alto nível… até que uma tragédia a obrigou a regressar a Alara Cove.
Ali, descobriu que as pessoas não a tinham esquecido. Contudo, o tempo tinha mudado Alara Cove, e as suas antigas amizades, rivalidades e um romance inesperado trouxeram-na de volta à cidade costeira onde, afinal, a alegria e a redenção eram possíveis.
Publicação de Outubro da HarperCollins: Histórias Noturnas, de Nora Roberts.
segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Um guia para pais sobre Saúde Mental nas crianças, da Pedopsiquiatra Nuria Núñez
A editora A Esfera dos Livros lançou em Outubro As crianças também se deprimem, obra da autoria de especialista espanhola em Saúde Mental infantil, onde, de forma clara e acessível, auxilia os pais e encarregados de educação a detectarem a tempo, transtornos mentais na infância como a depressão, o autismo, o TDAH, a ansiedade e outros.
Nuria Núñez é licenciada em Medicina pela Universidade de Cádis, com especialização em Psiquiatria no Hospital Universitário de Álava. Conta com mais de dez anos de experiência na avaliação, diagnóstico e tratamento de diversos transtornos mentais, emocionais e comportamentais, nomeadamente o défice de atenção e hiperatividade, depressão, ansiedade, autismo, bipolaridade, bem como distúrbios alimentares e psicóticos.Texto sinóptico
Febre, tosse, dores… É fácil detetar uma doença nos nossos filhos… quando apenas afeta o corpo. Mas, e se é a mente que está a sofrer?
Somos capazes de nos aperceber dos sintomas de uma depressão infantil? Como distinguir um feitio inquieto com maus resultados escolares de um problema de défice de atenção? Se come mal, poderá estar a sofrer de um distúrbio alimentar? É estranho uma criança de seis ou sete anos apresentar um comportamento obsessivo-compulsivo? A partir de que idade se diagnostica o autismo?
A doutora Nuria Núñez, com uma vasta experiência enquanto pedopsiquiatra, preparou um kit de primeiros socorros para saber como identificar os sinais preocupantes nas crianças e quando consultar um especialista. Um kit que também serve como um manual para conhecer os testes com que se diagnosticam estas doenças e os tratamentos que se costumam utilizar, e que em alguns casos geram um injustificado alarme nos pais.
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
O último livro que Eugénio Lisboa deixou aos leitores
O último livro de Eugénio Lisboa é uma homenagem aos felinos. Em 31 poemas, escritos pouco antes da sua morte (em Abril deste ano), e às fotografias recolhidas, explicadas e legendadas por Otília Pires Martins, que é hoje a guardiã da Ísis, a gata de Eugénio Lisboa, junta-se um magnífico texto de Onésimo Teotónio de Almeida.
Manual Prático de Gatos para Uso Diário e Intenso é a mais terna despedida que um poeta nos podia deixar.
Texto de apresentação
Será que existe mesmo uma comunidade secreta que tem no altar um deus, o gato? Uma sociedade secreta que tem por lema «Começar a gostar de gatos é como entrar para a máfia: uma vez dentro, não há como sair»?
Manual Prático de Gatos para Uso Diário e Intenso é o livro que «denuncia» essa comunidade e as suas práticas, tão felinas como poéticas. Sim, Manual Prático de Gatos para Uso Diário e Intenso é um livro de poemas de Eugénio Lisboa, o poeta e ensaísta que nos deixou recentemente. Mas este Manual Prático é sobretudo um acto de pura hagiografia, ou seja, de louvor e veneração à superior sabedoria e personalidade dos gatos.
Outros livros do autor, publicados pela Guerra & Paz
Soneto - Modo de Usar
Poemas em Tempo de Guerra Suja
Poemas em Tempo de Peste
Vamos Ler! Um Cânone para o Leitor Relutante
terça-feira, 12 de novembro de 2024
As mais recentes novidades com o selo de rigor e qualidade das Edições Sílabo
De José Filipe Pinto, investigador-coordenador e professor catedrático na ULHT, que exerce o cargo de diretor da licenciatura em Sociologia nesta universidade, autor de Lisboa, os Açores e a América (2012), Populismo e Democracia (2017), Terrorismo Religioso (2024, 3.ª edição), entre outras obras, as Edições Sílabo publicaram a 5 deste mês A Europa numa Encruzilhada, um convite para os leitores refletirem sobre o futuro do continente.
Num mundo em constante transformação, a Europa enfrenta desafios internos e externos que moldam o seu futuro político, económico e social. Este livro explora em profundidade a complexa teia de novos movimentos sociais que emergem face a um cenário global incerto, onde a diversidade e as tensões internas se cruzam com as ameaças externas.
De que forma os novos movimentos sociais estão a influenciar os partidos políticos e a governação na Europa? Como é que a pluralidade de regimes políticos e as assimetrias económicas afetam a coesão e o futuro da União Europeia? Como é que as principais ameaças, como o populismo, o crime organizado e o terrorismo desafiam a estabilidade do continente? Quais as oportunidades para a Europa se reposicionar no cenário global, numa era de múltiplas ordens e crescente competitividade?
Este livro oferece uma análise profunda das dinâmicas contemporâneas, expondo como a diversidade tanto pode ser uma origem de vulnerabilidades, como também uma fonte de oportunidades.
Descubra as interações entre política e sociedade, e como os novos desafios globais e regionais podem moldar a Europa contemporânea.
A 16 de Outubro, foi lançado O Direito de Participação e Audição da Criança nos Processos Judiciais. A autora, Odete Severino Soares, é autora e co-autora de diversas publicações e livros sobre os direitos da criança, destacando-se a obra À Descoberta dos Direitos da Criança (Edição da Assembleia da República, 2023), que escreveu com em conjunto com Rute Agulhas, psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Psicologia da Justiça, e com Joana Alexandre, psicóloga, doutorada pelo ISCTE-IUL e docente na mesma instituição em várias licenciaturas e mestrados e, em particular, no Mestrado de Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco.
Em Portugal, o direito de participação e audição da criança nos processos judiciais que lhe dizem respeito está consagrado na legislação nacional. É o reconhecimento do papel da criança como «sujeito de direitos». No entanto, a verdadeira efetivação deste direito ainda não foi totalmente interiorizada pelos operadores judiciários e garantida na prática judiciária, seja porque os critérios de decisão de cada magistrado judicial levam a que a criança não seja simplesmente ouvida, seja porque não estão criadas as condições adequadas para proceder à sua audição.
A abordagem teórico-prática utilizada pretende analisar a influência e impacto que a participação e audição das crianças têm nas decisões tomadas pelos magistrados judiciais (juiz) no âmbito da jurisdição de família e menores, em particular nos processos de promoção e proteção (fase judicial) e tutelar cível, com enfoque nos processos de regulação, alteração e incumprimento do exercício das responsabilidades parentais, no ano judicial 2019/2020, nos Juízos de Família e Menores de Coimbra e Sintra. Pretende-se apresentar, por um lado, de que forma essas decisões procuraram incorporar a opinião da criança e, por outro, de que forma as mesmas foram transmitidas à criança.
Esta obra apresenta a evolução positiva registada em termos legislativos e prática judiciária no âmbito do direito de participação e audição da criança nos processos judiciais. Enuncia alguns argumentos para que os decisores públicos e políticos ponderem a incorporação de uma «abordagem baseada nos direitos da criança» na cultura judicial, alicerçada nos princípios gerais da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, de forma a assegurar que os procedimentos judiciais estejam plenamente adaptados às crianças e que valorizem o seu contributo na tomada de decisão, enquanto «sujeito de direitos» e na defesa do seu superior interesse.
Salientar que a Sílabo reeditou este mês a obra 50 Grandes Discursos da História (agora 51 nesta nova edição: foi adicionado o discurso 'Gorbatchov – A Dissolução da URSS').
Os discursos estão ordenados cronologicamente e reflectem encruzilhadas importantes com as quais a Humanidade se viu confrontada. No livro, estão compiladas falas proferidas por grandes líderes como Napoleão Bonaparte, Karl Marx, Abraham Lincoln, M. Gandhi, Oliveira Salazar, W. Churchill, Martin Luther King, Mário Soares e Nelson Mandela.
domingo, 10 de novembro de 2024
Biografia de Napoleão Bonaparte entre as novidades da LeYa
A Casa das Letras edita a 12 de Novembro, O Homem que Decifrou o Código, a emocionante história verídica, nunca revelada, do agente A12, o mais antigo inimigo dos nazis e o primeiro espião a decifrar o mais mortífero código secreto de Hitler: a estrutura da Solução Final.
O autor, o professor canadiano Jason Bell, foi o primeiro académico a quem foi concedido acesso exclusivo aos documentos confidenciais de espionagem de Winthrop Bell (1884 – 1965), o intelectual canadiano que tentou alertar o mundo para as intenções de Hitler e impedir a II Guerra Mundial.
Sinopse
Todos conheciam o Dr. Winthrop Bell como professor de Filosofia de Harvard e um homem de negócios rico. Mas vivia uma vida dupla. Como espião do MI6, o agente secreto A12 levou uma vida cheia de ação para desvendar a emergente conspiração nazi em Berlim, em 1919. Os seus relatórios, o primeiro aviso da conspiração nazi para a Segunda Guerra Mundial, foram diretamente enviados a um homem conhecido como C, o misterioso fundador do MI6, e a vários primeiros-ministros. Nessa época, um poderoso político fascista trabalhou discretamente para suprimir estes alertas. No entanto, os serviços secretos do Dr. Bell sabotaram os nazis de formas só agora reveladas, neste livro.
Com a aproximação da Segunda Guerra Mundial, Bell tornou-se novamente um espião. Em 1939, foi o primeiro a decifrar o código secreto mais mortífero de Hitler: o plano para o Holocausto. Com a popularidade de Hitler na altura, poderia alguém acreditar no aviso chocante de Bell?
Ao travar uma guerra de informações épica entre a Ucrânia, a Rússia e a Polónia, a França, a Alemanha, o Canadá e Washington, D.C., o A12 era o 007 da vida real, lutando sozinho contra loucos determinados a destruir o mundo. Sem a coragem espantosa de Bell, os nazis poderiam ter ganhado a guerra.O autor dos livros publicados pela LeYa, Churchill – Caminhando com o Destino e A Tempestade da Guerra, percorreu 53 dos 60 campos de batalha de Napoleão e absorveu a nova e gigantesca edição das suas cartas. Andrew Roberts derrubou muitas ideias feitas, incluindo o mito de um grande romance com Josefina: na verdade, ela teve um amante logo após o casamento, e teve três vezes mais amantes do que reconheceu.
Esta brilhante biografia, Napoleão, O Grande, tem o selo da Dom Quixote.Sinopse
Napoleão Bonaparte teve uma das vidas mais extraordinárias de sempre. Em apenas vinte anos – de outubro de 1795, quando era um jovem capitão de artilharia e retirou os insurretos das ruas de Paris, até à sua derrota definitiva na batalha de Waterloo, em junho de 1815 –, transformou a França e a Europa. Após ter tomado o poder através de um golpe de Estado, pôs fim à corrupção e à incompetência em que a Revolução tinha caído. Numa série de batalhas arrebatadoras reinventou a arte da guerra; na paz reformulou por completo as leis de França, modernizou a administração e o sistema educativo, e nas artes encabeçou o florescimento do belo «estilo Império».A impossibilidade de derrotar o seu inimigo mais persistente, a Grã-Bretanha, levou-o a realizar expedições desgastantes em Espanha e na Rússia, que se revelariam fatais, tendo morrido nelas meio milhão de franceses e o seu Império começado a ruir.Mais do que qualquer outro biógrafo moderno, Andrew Roberts transmite a enorme energia de Napoleão, tanto física como intelectual, e a atração que a sua personalidade exercia, mesmo nos inimigos.Durante o clímax da batalha de Leipzig, em 1813, quando o cerco a Napoleão começava a apertar, um sargento-mor francês escreveu: «Ninguém que não tenha vivido a experiência pode fazer ideia do entusiasmo que irrompia entre os soldados, exaustos e esfomeados, quando o Imperador aparecia em pessoa. Se todos estavam desmoralizados e ele surgia, a sua presença era como um choque elétrico. Todos gritavam “Vive l’Empereur!” e todos investiam cegamente contra o inimigo.» O leitor desta biografia vai perceber porque era assim.
Outro grande lançamento da LeYa para este mês: A Idade Frágil.