sábado, 2 de novembro de 2024

O romance de estreia de Filipa do Canto Araújo


Filipa do Canto Araújo
tem-se debruçado sobre a escrita como ferramenta terapêutica, dedicação que resultou no seu primeiro livro Mereces Todo o Amor que Dás, um guia
que foca a escrita como ferramenta de terapia, de partilha e autoconhecimento.
Depois de Todos os Nomes São Sobre Amor, lançado há um ano, a Editora SELF publica o primeiro romance da autora, O Nome de Raquel.

Texto sinóptico
Há pessoas que são uma chamada de atenção do universo, o despertador num ano de erros, o antídoto contra um veneno que teima em aniquilar o saber viver.

Parece clichê, mas aconteceu. Quando Inês, numa noite como qualquer outra, decidiu abrir a porta de casa a Raquel, estava longe de imaginar que a sua vida iria mudar para sempre. Raquel de 13 anos, estudante, carrega aos ombros a grande missão da sua vida. Nasceu para lá das fronteiras portuguesas, mas foi em Valpaços que deu os seus primeiros passos. Inês, lisboeta e psicóloga, veste "direitinho" e fala "certinho". Esta é a história de Inês e Raquel, que se cruzam nas suas vidas tão diferentes.
Uma conexão que quebra os limites da relação psicóloga-paciente e que mesmo parecendo interrompida pelo inesperado, leva Inês a viver a maior aventura da sua vida. Um livro que convida à reflexão, onde vamos encontrar pedaços de nós em todas as personagens, na loucura do Zé Maria, nas "sarices" de Sara, na assertividade de Maria de Cármen e na doçura da Mafaldinha.
Este livro fala-nos de humanização, de luto, de superação, de pessoas tão diferentes e que se amam. É um convite a aceitar que nem todos temos de seguir o mesmo caminho, que a felicidade mora em pedaços de estórias e que, às vezes, o que parece ser muito estranho é o caminho certo.

Sem comentários: