domingo, 19 de novembro de 2023

Novas obras poéticas publicadas pelo Grupo Narrativa

Editora Narrativa publica obra de Marcos D. Mateus, intitulada Por Ares e Mares, com ilustrações de Sofia Paulino.

Contam-se vinte epopeias sentimentais, originalmente lavradas num código arcano que se esconde na cadência das palavras. Terá sido estipulado que este idioma antigo nunca fosse expresso por meio de sons, apenas por símbolos que se desenham na alma, pois só aí podem ser decifrados.
Das imagens se criam estrofes, que mais não são do que lamentos e desejos, suspiros e clamores, segredos e desabafos, de quem tem a coragem de amar. Nos seus versos, repousa a centelha sempiterna do amor, a causa primária de onde tudo nasce e de onde tudo se cria.
Estes poemas são preces. Invocam aquilo que não encontra substância nas ideias, ou forma nas letras, elevando o pensamento para que viaje por ares e mares, e quebre as barreiras do tempo, atravessando dimensões e chegando a novos mundos, fundindo aquilo que é com aquilo que o faz ser.

O Mal Pela Raiz, de José Estevão, é o quarto título de poesia da chancela Epopeia, do Grupo Narrativa. A obra conta com 75 páginas.

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Acaba de ser publicado livro essencial para educadores de crianças altamente sensíveis

Karina Zegers de Beijl, autora holandesa de Pessoas Altamente Sensíveis, publicado em Maio de 2020 pela editora A Esfera dos Livros, é, no mundo de língua castelhana, representante da psicóloga clínica e investigadora Elaine Aron – que a certificou – e actualmente dedica-se ao aconselhamento sobre o traço da alta sensibilidade e realiza encontros e conferências sobre o tema. A autora, nascida em 1952, é uma das principais divulgadoras do traço também conhecido como sensibilidade de processamento sensorial (SPS), tendo fundado em 2012 a Associação de Pessoas Altamente Sensíveis de Espanha (APASE).

No seu novo livro, Crianças Altamente Sensíveis (traduzido por Inês Sousa), explica como as características deste traço se manifestam de várias formas nas crianças e como estas podem ser apoiadas de um modo carinhoso para se tornarem adultos emocional e mentalmente equilibrados. Crianças Altamente Sensíveis inclui um teste de alta sensibilidade em crianças, baseado no teste clássico criado por Elaine Aron e publicado no seu livro Highly Sensitive Child.

«Este é um livro imprescindível para qualquer pessoa envolvida na educação de uma criança altamente sensível, especialmente agora que sabemos, graças a várias investigações, que estas crianças, embora mais vulneráveis aos efeitos de um ambiente negativo, também reagem de forma muito mais positiva do que as outras se crescerem numa família positiva, carinhos a e respeitadora. Frequentemente dotadas de empatia, ética e talentos invulgares, as crianças PAS são um recurso inestimável para as suas famílias, mas certamente também para o mundo em geral.» Dr.ª Elaine N. Aron - autora de Pessoas Altamente Sensíveis (Ed. Lua de Papel, 2021)

Excertos
«Este nosso planeta é habitado por 7500 milhões de seres humanos. (...) Estima-se que 20% deles partilhem o traço de elevada sensibilidade, também conhecido - no meio científico - como a SPS ou traço da Sensibilidade de Processamento Sensorial.»

«Neste livro, vamos ver como reconhecer a criança PAS e como compreendê-la. Vamos ver quais são as chaves para poder ajudá-la e acompanhá-la para que se torne num adulto equilibrado, capaz de tirar o máximo proveito do seu modo de ser. Ao mesmo tempo, espero sinceramente que o conteúdo ajude a PAS adulta a ir, passo a passo, reestruturando a sua infância, revisitando-a através dos olhos de alguém com o mesmo traço.»

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

«Domina as Redes Sociais» é o título do novo livro de Miguel Raposo

Do mesmo autor de Torna-Te Um Guru das Redes Sociais (2017) e Profissão: Influencer (2020), chega às livrarias um novo livro. Miguel Raposo é especialista em Comunicação e Marketing, com mais de 20 anos de experiência a formar equipas das maiores empresas em Portugal. Domina as Redes Sociais tem o selo da Escolar Editora.

Texto de apresentação
O importante e o mais grandioso nas redes sociais são os mecanismos que podemos desenvolver para fazer a diferença, para inspirar e ser inspirados, influenciar e ser influenciados. Essa é, talvez, a maior grandeza, a de construir um mundo à nossa imagem numa rede social e cujo conteúdo possui um propósito coletivo, seja útil a quem por ele procura. Mexer nas redes sociais é quase como uma grande jogada de xadrez. Observa, analisa, guarda o que te vai servir, seleciona o conteúdo, inspira-te no que vale a pena e adapta-o a ti. Tens de conhecer as regras para depois ser o melhor a jogar.


«O que vai ler nas próximas páginas é mais do que um livro. É o reflexo de anos de experiência e conhecimento e pode muito bem ser a chave para dominar o jogo das redes sociais. Aqui, é possível conhecer cada rede social e perceber o que faz sentido comunicar, o poder do algoritmo, a produção de conteúdo, o marketing de influência, o Metaverso e a inteligência artificial (que impressionam e assustam em simultâneo), os perigos, a privacidade (ou a falta dela) e um bocadinho do que pode ser o futuro a curto prazo. Aqui, está um bocadinho da visão do Miguel e, se a ler com atenção, estará certamente um passo à frente.» Mariana Azevedo in Prefácio

Conhece, aqui, outras novidades da Escolar Editora.

Novas edições especiais de «Siddhartha» e «O Profeta»

Nos próximos dias, a Dom Quixote e Casa das Letras (duas chancelas da LeYa) vão publicar edições especiais dos clássicos Siddhartha e O Profeta.

O romance de Hermann Hesse tornou-se a obra mais famosa deste Prémio Nobel da Literatura e um dos livros mais vendidos de sempre. Nunca perdendo a actualidade, Siddhartha continua a fascinar leitores de todas as idades. Edição em capa dura.

Assim Falou o Profeta é uma nova edição do texto clássico de Kahlil Gibran, acompanhado de mais de 150 poemas, aforismos e epigramas, totalmente inéditos. Originalmente publicado em 1923, O Profeta é uma fábula didática que tem sido acarinhada por milhões ao longo destes mais de 100 anos.

Alguns livros destes autores: Peter Camenzind; Demian; O Vagabundo; O Profeta e a Arte da Paz.

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Clássica Editora publica livro de auto-ajuda «Só Quando Te Perdes é que Te Podes Encontrar»

Só Quando Te Perdes é que Te Podes Encontrar é o título da mais recente obra da Clássica Editora. Este livro é da autoria de Fábio Beato, um nome marcante no campo do desenvolvimento pessoal em Portugal.

«Escrever este livro foi como ter uma conversa profunda com um amigo de longa data, onde compartilho os meus pensamentos, as minhas alegrias e as minhas descobertas mais preciosas. É mais do que uma história; é um eco das minhas próprias buscas e um convite para partilharmos juntos este caminho intrigante.»

Texto sinóptico

Este é um livro que fala sobre esperança, confiança no desconhecido, ver o lado luminoso mesmo nas alturas mais difíceis e de uma nova forma de amar. Trata-se de um conjunto de reflexões filosóficas que refletem pensamentos para um novo mundo.

Cada reflexão filosófica torna-se um farol que ilumina o caminho, revelando-nos que é nos momentos de perda e desorientação que encontramos a nossa verdadeira essência. É quando nos permitimos soltar as amarras do passado que descobrimos a força que reside dentro de nós, impulsionando-nos a abraçar a jornada do autoconhecimento com coragem e curiosidade.
Com cada página virada, uma nova visão de mundo se revela, guiando-nos na direção de um futuro onde a esperança se transforma em ação e a confiança no desconhecido nos impulsiona a desbravar novos horizontes.
É um chamado para vivermos em harmonia, reconhecendo a interconexão de todas as coisas e nutrindo um amor compassivo que transcende barreiras. É uma obra que nos inspira a refletir sobre as nossas próprias jornadas e a contribuir para a construção de um mundo mais luminoso, onde todos possam encontrar a si mesmos e florescer em plenitude.

O autor
Nasceu no Porto em 1993. É especialista em autoestima e licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto, formado em Coaching pelo Instituto de Ciências Comportamentais e de Gestão do Porto e com um foco particular no fortalecimento da autoestima. Fábio Beato tem acompanhado inúmeras pessoas no processo de descoberta da sua versão mais autêntica. Nos seus cursos e sessões, Fábio combina técnicas de coaching com insights filosóficos, criando um ambiente onde o autoconhecimento se torna uma experiência enriquecedora. Acredita genuinamente que a filosofia é a bússola que orienta as pessoas através do mar tumultuoso da incerteza, em direção à terra firme da sabedoria.
Lançou em 2020 o livro A Arte da Autoestima.

Conhece as mais recentes publicações da Editora Escolar, aqui, e aqui, a última publicação lançada pela Climepsi Editores.

terça-feira, 14 de novembro de 2023

PACTOR e LIDEL publicam as obras «Violência nas Escolas» e «Saúde Escolar»

A editora PACTOR acaba de publicar um livro com dados exclusivos sobre a violência escolar, baseados em informações oficiais e ainda não divulgadas. A obra Violência nas Escolas: Caracterização, Análise e Intervenção é um recurso essencial para profissionais, estudantes e investigadores e para todos os interessados na defesa e promoção dos direitos das crianças e jovens.

A editora LIDEL fortalece o seu contributo na área da enfermagem com o lançamento do livro Saúde Escolar: Intervenções de Promoção de Saúde, com a coordenação e autoria de Elisabete Borges e Teresa Martins, Professoras Coordenadoras da Escola Superior de Enfermagem do Porto
.

Texto de apresentação
Um recente relatório da UNICEF aponta para que metade dos alunos em todo o mundo já tenha vivenciado violência na escola ou nas suas imediações. Em Portugal, a violência na escola é também uma realidade crescente e preocupante, comprovada pelas mais de nove mil ocorrências anuais em média na última década.
O presente livro apresenta os números reais sobre a violência nas escolas portuguesas, até agora desatualizados, permitindo fazer aqui uma caracterização e análise das várias dimensões da problemática.
São analisadas as consequências oficiais dos fenómenos criminais ligados à esfera escolar, como a delinquência juvenil, a criminalidade grupal, o bullying e cyberbullying e a violência no namoro, fenómenos estes que desencadeiam muitas vezes a sinalização de crianças e jovens por comportamentos de perigo, o internamento em centros educativos e, em consequência última, a pena de prisão.
Com esta obra pretende-se contribuir para mais e melhores planos de ação, com o intuito de dar a conhecer a realidade da violência escolar no nosso país, comprometendo o Governo, a escola, a comunidade educativa e a família para uma cultura de paz e para a construção de respostas que possam auxiliar na execução de programas educativos eficazes na prevenção e intervenção sobre os vários tipos de violência em ambiente escolar.

Alguns dos conteúdos abordados no livro
- Delinquência juvenil enquanto fenómeno criminal e suas consequências oficiais
- Sistema de justiça juvenil português
- Crianças/jovens sinalizados por comportamentos de perigo
- Violência no namoro
- Ocorrências criminais em ambiente escolar
- Natureza criminal e não criminal da violência nas escolas
- Programa Escola Segura das Polícias

Público-alvo
Profissionais das polícias e forças de segurança;
- Alunos e professores de cursos de Criminologia e Ciências Policiais;
- Docentes do ensino básico ao secundário;
- Técnicos e investigadores de Intervenção Social, Psicologia e de outras áreas que lidem com estas matérias.

O autor
Miguel Rodrigues é chefe da Polícia de Segurança Pública (PSP), com 20 anos de experiência profissional, incluindo no Programa Escola Segura (PES). Docente do Ensino Superior. Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIED). Doutorado e Pós-Doutorado em Educação. Licenciado e Mestre em Serviço Social. Pós-Graduado em Criminologia. Possui especializações em: Cibercrime; Profiling Criminal; Tráfico Humano; Vitimologia Forense; Suicídio e Comportamentos Autolesivos; Psicologia do Luto; Bullying e Cyberbullying; Alienação Parental; Depressão na Infância; Violência Doméstica; Igualdade de Género e Orientação Sexual; Mutilação Genital Feminina; e Técnico de Apoio à Vítima.



Texto de apresentação

A principal missão da saúde escolar é promover a consciência coletiva de que a saúde é um bem valioso, da responsabilidade de todos. Investir nesta área significa investir duplamente, tanto na educação quanto na saúde. Adicionalmente, ao promover o bem-estar físico, emocional e social, a saúde escolar desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e equidade, contribuindo para a formação de adultos saudáveis. Neste contexto, os enfermeiros têm um papel fundamental, implementando estratégias criativas e inovadoras que ajudem crianças e jovens a compreender e adotar comportamentos saudáveis, sendo, assim, capazes de tomar decisões informadas sobre a saúde e bem-estar.
Este livro é uma ferramenta multifacetada e orientadora, tanto na conceção de ideias, de estratégias e de atividades, como na sua implementação e posterior avaliação, projetada com base na atividade de profissionais da área com diferentes especializações. Na primeira parte, é feito um enquadramento da área, abordando temas essenciais como projetos escolares, avaliação da intervenção, recursos pedagógicos, desenvolvimento de competências em crianças e jovens e ação participativa. Na segunda parte, em que os capítulos apresentam especificidades e estratégias para cada grupo etário distinto, são abordados temas frequentes como saúde oral, alimentação, sono, bullying, comportamentos aditivos, entre outros.
Este livro aborda, assim, a saúde escolar, de uma forma simples e clara, útil para Enfermeiros que trabalhem em contexto escolar, de saúde comunitária e familiar ou de saúde infantil e juvenil.

Excerto da introdução
«A todos os leitores que consultarem o livro, sugerimos que o vejam como um guia que pode ser adaptado às suas necessidades e preferências pessoais. Tal como numa receita, os ingredientes e a finalização podem ser ajustados de acordo com o gosto individual e a situação em questão.»

Público-alvo
- Enfermeiros, educadores e professores


As coordenadoras e autoras
Teresa Martins é Professora coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto; Doutora em Psicologia da Saúde; Mestre em Saúde Pública; Especialista em Enfermagem de Saúde Pública; Investigadora do CINTESIS@RISE.

Elisabete Borges é Professora coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto; Pós-Doutorada e Doutora em Enfermagem; Mestre em Filosofia-Bioética; Especialista em Enfermagem Comunitária; competência acrescida diferenciada em Enfermagem do Trabalho; Investigadora do CINTESIS@RIS.