Depois de relançar em Junho A Um Deus Desconhecido, a Livros do Brasil apresenta esta semana uma nova edição de um livro de John Steinbeck. É o terceiro romance-peça teatral que o autor escreveu e desenvolve-se em quatro cenas, cujos protagonistas são quatro personagens cujas vidas se entrelaçam num drama moral e existencial. Com Chama Devoradora (tradução portuguesa, datada de 1971, assinada por Virgínia Motta), publicado originalmente em 1950, o vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1962, aborda os dilemas da condição humana.
Num género literário explorado anteriormente em Ratos e Homens e Noite sem Lua, Steinbeck concebe um romance breve, centrado nos diálogos e no entrosamento entre as personagens, destinado tanto à leitura como à representação em palco.
Sinopse
Sentindo aproximar-se a sombra da velhice, e com a possibilidade luminosa do nascimento de uma criança cada vez mais longe, Joe Saul desespera quanto ao legado que deixará no mundo. Mordeen, a sua mulher, ama-o profundamente, mas, certa de que juntos não poderão ter filhos, cede aos avanços do jovem Victor. De dia para dia, o sonho da família cresce, por fim, e está prestes a concretizar-se – e o amigo Ed tudo fará para afastar quaisquer ameaças a uma felicidade plena.
Inspirando-se numa história medieval moralizante, este é um retrato do emaranhado das vidas humanas, dominadas por paixões e vulnerabilidade, desejos e desesperos, que nos interroga enquanto espécie: a quem pertence a responsabilidade pela vida de cada criança?
A editora disponibiliza aqui as primeiras páginas para leitura imediata.
terça-feira, 2 de setembro de 2025
Romance-peça teatral de Steinbeck volta às livrarias
publicado por Miguel Pestana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário