São romances os novos livros dos psiquiatras Daniel Sampaio e José Gameiro, ambos fundadores da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, em 1979, juntamente com outros quatro Doutores. Publicaram em 1985 a obra Terapia Familiar (Ed. Afrontamento).
Daniel Sampaio centra as suas obras no quotidiano da família e da escola e tem-se dedicado ao estudo e à intervenção junto de jovens em risco. Um Amor Que não se Diz, a editar pela Caminho, combina ficção e ensaio, trata da vida privada de Luís e de Guilherme, unidos, “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza”, por um amor que não se diz.
Sinopse
Já no seu livro anterior – Para Tão Curtos Amores Tão Longa Vida – Daniel Sampaio explora as grandezas e misérias de um casamento hétero longo de 50 anos. Um Amor Que Não Se Diz é uma penetração lúcida e muito corajosa nesse universo da homossexualidade que, apesar dos avanços recentes em direitos e respeito pela diferença, continua ainda muito longe das legítimas aspirações que nos animam.Depois de Ser Psiquiatra (Ed. Tinta da China, 2023) e Manual de Infidelidade (Ed. Avenida da Liberdade, 2024) será publicado um novo livro de José Gameiro, com a chancela Clube do Autor. O Outro revela a experiência, a sabedoria e a sensibilidade do reconhecido psiquiatra que há mais de 40 anos ajuda casais a viver o amor. Esta obra, que se poderia qualificar de romance técnico, explora a intensidade de uma paixão proibida e a complexidade das diferentes relações amorosas. Nas livrarias a 1 de Outubro.Sinopse
Divorciado e em paz com a sua vida, Luís apaixona-se inesperadamente por uma mulher casada. De repente, passa a ser o Outro, uma condição nova e inquietante. Narrado sob a forma de diários íntimos, este livro aborda os sentimentos e as contradições de três personagens unidas pelo destino num delicado triângulo amoroso. Esta não é a história clássica de infidelidade. Através dos desabafos mais profundos dos protagonistas, este livro explora outras dimensões de uma relação extraconjugal. Entre a crise no casamento e a magia da nova paixão, os três procuram o seu caminho para a felicidade, feito de hesitações e emoções fortes, sem nunca esquecer os seus princípios. Cada episódio deste percurso é escrito de uma forma espontânea, íntima e genuína, permitindo ao leitor captar a complexidade das relações amorosas e dos seus diversos matizes.
Um retrato comovente e real da mente humana e das profundas conexões que se estabelecem entre homens e mulheres e que ninguém consegue antecipar ou controlar.
Do mesmo autor: Até que Consigas Voar (Ed. Matéria-Prima, 2014) e Talvez para Sempre (Ed. Matéria-Prima, 2017).
Sem comentários:
Enviar um comentário