sábado, 19 de novembro de 2016

«O Senhor Cavalo-Marinho», de Eric Carle

Editora: Kalandraka
Data de publicação: Novembro de 2016
N.º de páginas: 34

O habitat marinho é um dos mais ricos a nível de biodiversidade. Nesse mundo inimaginável habitam várias criaturas extraordinárias como o Sr. e a Sra. Cavalo-Marinho, que vão ser pais muito em breve. Nesta espécie de peixes, é o macho que fica responsável pela incubação dos ovos, guardando-os numa bolsa que possui na barriga (parecida à que os animais marsupiais têm). O Sr. Cavalo-Marinho, enquanto transporta as suas crias pelas profundezas do oceano, anfiteatros belos repletos de recifes e algas, ele encontra outros futuros papás como ele, como o peixe-leão, o peixe-folha ou o peixe-gato. Se ele protege os seus ovos dando-os guarida na barriga, outras espécies o fazem guardando-os na boca ou na testa, até eclodirem e seguirem o seu caminho sozinhos.
Nesta excursão guiada às profundezas do mar, Eric Carle explora, através de uma história simples e cuidadosamente contada, o mundo subaquático e a multiplicidade de seres vivos que o habitam.
Além de conter texto informativo, O Senhor Cavalo-Marinho inclui sintaxes e imagens repetitivas. Esta estrutura textual e ilustrativa previsível faz com que o pequeno leitor capte de forma simples o essencial da história e consiga diferenciar os vários tamanhos de cavalos-marinhos e das restantes espécies retratadas neste álbum agora relançado pela Kalandraka em edição cartonada (outro álbum do autor, Sonho de Neve, encontra-se disponível deste Outubro nas livrarias também numa nova edição cartonada).
Sobre a parte visual deste livro (Mister Seahorse, 2004; publicado pela primeira vez em Portugal em 2011), que é distinta e imediatamente reconhecível como da autoria de Eric Carle, há que salientar um detalhe merecedor de destaque, que vai captar o interesse das crianças ao manuseá-lo: várias folhas de acetato com estampas com motivos marinhos, encontram-se intercaladas com as páginas cartonadas da direita. Desta forma interativa, táctil e visual, que é apanágio do autor, é possível os pequenos leitores criarem brincadeiras diversas e ao mesmo tempo ficam a conhecer um dos meios mais importantes para a sobrevivência dos animais na natureza: a camuflagem/mimetismo.
Este álbum, pequeno em formato (13x18 cm), é também grande porque mostra que o papel do pai é tão importante como o da mãe quando se trata de criar filhos.
A figura paterna é um dos temas recorrentes nas obras que Eric Carle escreve e ilustra, porque ele foi uma criança que teve sempre o pai presente: «Eu acho que em meus livros eu honro o meu pai escrevendo sobre pequenos seres vivos, e de certa forma eu recapturo esses tempos felizes.» «Meu pai era um amante da natureza e ele costumava me levar em passeios no bosque quando eu era apenas um rapazinho (...) Ele levantou uma pedra e me mostrou as pequenas criaturas que viviam lá por baixo.»

Sem comentários: