quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Edições Sílabo relançam «A Guerra das Gálias», de Júlio César

Uma nova impressão do Clássico do Pensamaneto Estratégico A Guerra das Gálias, de Júlio César, já está nas livrarias. A tradução da obra, da responsabilidade de Angelina Pires, foi realizada a partir de uma edição em latim do século XVI. A Introdução, Biografia e Notas que constam no livro é da autoria de Victor Raquel. A Guerra das Gálias é um dos títulos da colecção das Edições Sílabo em que constam obras intemporais como O Príncipe ou A Arte da Guerra, de Nicolau Maquiavel e Sun Tzu, respectivamente.

Texto sinóptico
Um genuíno tesouro histórico. Raramente temos a oportunidade de ler relatos históricos escritos por testemunhas oculares. César foi não só testemunha ocular, mas também a personagem principal. Esta obra, além de ser um relato em primeira mão, está escrita de uma forma brilhante.

Para além de todo o brilhantismo e elegância literária, esta obra é também um relato vivo e apaixonante de ler. César escreve não só sobre as batalhas que travou, mas também sobre os modos de vida e os costumes das tribos que encontrou. César revela-se o líder perfeito. Partilhou as dificuldades dos seus homens, lutou na linha da frente com eles, marchou com eles, comeu a mesma comida que eles e eles segui-lo-iam para todo o lado.

Escrito para publicitar o triunfo de César junto do povo de Roma, A Guerra das Gálias cobre o período de dez anos de proconsulado de César na Gália durante os quais desencadeou um conjunto de campanhas militares que subjugaram toda a Gália (Europa Ocidental desde o Reno, até aos Pirineus e Mediterrâneo), colocando-a sob o poder de Roma.

Uma cuidadosa tradução e um excelente estudo introdutório e notas ao longo de todo o texto ajudam o leitor a melhor apreciar e saborear esta obra.

«Ano de 58 a.C. Em breve terá início um drama de proporções inimagináveis, que marcou de forma indelével o curso da história.
Foi precisamente nesta data que se desencadeou uma acção militar que consistiu na anexação, por via da força armada organizada, de uma vasta região da Europa Ocidental, correspondente, grosso modo, à área da actual França, Suiça e Bélgica. Para além da integração desta região, foram também realizadas expedições militares em território da actual Holanda, Alemanha e, mesmo, em Inglaterra. Estamos a descrever, em toda a sua latitude geográfica global, o conflito que entrou para a história sob a designação de "Guerra das Gálias".» in Introdução

Júlio César
Líder político e militar genial, entrou para a história como o conquistador da Gália. Foi o responsável pela derrocada final do sistema de governo Republicano e criou as bases essenciais do Império, ao qual as gerações posteriores ficaram a dever vários séculos de paz e prosperidade. Estrategista de excepcional qualidade, possuía uma confiança ilimitada nas suas capacidades intelectuais e qualidades de liderança. Interpretou a cultura estratégica Romana com um requinte e mestria tais que muitos o classificam como a figura mais marcante de toda a antiguidade clássica, depois de Alexandre o Grande.

Títulos já publicados na colecção
1. Princípios da Guerra de Carl von Clausewitz.
2. Como Fazer a Guerra de Napoleão Bonaparte.
3. Os Seis Ensinamentos Secretos de T'ai Kung.
4. Introdução à Estratégia de André Beaufre.
5. A Guerra das Gálias de Júlio César.
6. Problemas Estratégicos da Guerra Subversiva de Mao Tse-Toung.
7. Reflexões sobre a Arte de Vencer de Frederico II da Prússia.
8. Estratagemas de Sexto Júlio Frontino.
9. Teoria do Combate de Carl von Clausewitz.
10. Manual de Estratégia Subversiva de Vo Nguyen Giap.
11. A Arte da Guerra de Sun Tzu.
12. A Arte da Guerra de Nicolau Maquiavel.
13. Cipião, o Africano – Maior que Napoleão de B. H. Liddell Hart.
14. Tratado de Ciência Militar de Flávio Vegécio Renato.
15. O Príncipe de Nicolau Maquiavel.
16. Grandes Estrategistas Portugueses – Antologia.
17. Quinze Batalhas Decisivas da Humanidade
18. História da Guerra do Peloponeso de Tucídides.
19. O Fio da Espada e A Discórdia Entre o Inimigo de Charles de Gaulle.
20. Compêndio da Arte da Guerra de Antoine-Henri Jomini.
21. Seis Grandes Comandantes de Theodore Ayrault Dodge.
22. Discursos Sobre a Primeira Década de Tito Lívio de Nicolau Maquiavel.

Sem comentários: